23/08/2017 – Palestra Mediação de leitura – Um convite ao infinito – Sesi Jundiaí – São Paulo – SP

Após ter sido selecionada, em 2016, em edital do Sesi São Paulo que previa a participação de escritores em palestras e oficinas a serem realizadas nas unidades da instituição em 2017, a autora Goimar Dantas esteve, nos últimos dias 22 e 23 de agosto, nas unidades do Sesi dos municípios de Itu e Jundiaí. O objetivo foi levar a palestra de Mediação de Leitura com foco no ambiente empresarial/industrial, aos agentes de leitura das empresas de Jundiaí e região, todos atuando no programa Caixa de Cultura, criado pelo Sesi há 70 anos com a proposta de levar uma biblioteca itinerante e com acervo constantemente renovado aos colaboradores das indústrias. O encontro aconteceu no Sesi Jundiaí e, além do bate-papo sobre Mediação de Leitura, contou com apresentações de música, um café delicioso repleto de guloseimas, contação de histórias, exposição de trabalhos realizados em algumas empresas e, sobretudo, a intensa participação dos agentes de leitura, que compartilharam suas experiências em depoimentos repletos de entusiasmo. A organização do evento esteve a cargo da mediadora cultural da unidade, Angela Begiato Trevisan, que não pode estar presente, mas cuidou de toda programação com carinho e competência. Coube à bibliotecária Ivete dos Santos, que encantou a todos com sua paixão e entusiasmo pelas histórias e livros, conduzir as atividades. Uma manhã marcada pela troca de ideias, aprendizado e amor aos livros e à leitura.

22/08/2017 – Palestra: Mediação de Leitura – Sesi Itu – Itu – São Paulo – SP

Em 2016, a escritora Goimar Dantas, juntamente com um grupo de escritores, foi selecionada em edital publicado pelo Sesi São Paulo para realizar palestras nas unidades da instituição em 2017. Assim, em 22 e 23 de agosto, a autora esteve nas unidades do Sesi Itu e Jundiaí para falar de mediação de leitura. Isso porque há 70 anos o Sesi criou o programa Caixa de Cultura, que leva um acervo de livros itinerante e constantemente renovado às indústrias que se inscrevem no programa. A atuação do mediador de leitura dessas indústrias é, portanto, essencial para que os colaboradores de idades, sexos e profissões diferentes se sintam instigados a conhecer os livros oferecidos pela Caixa a ponto de desejar levá-los para casa. E foi justamente para refletir sobre mediação de leitura que a autora esteve no dia 22 de agosto realizando um bate-papo com os agentes de leitura das indústrias de Itu, Salto, Cabreúva e Porto Feliz. O encontro aconteceu no Sesi Itu, onde a autora recebeu a acolhida calorosa da diretora da unidade, Alexandra Salomão Miamoto, e da mediadora cultural, Camila Trombini, que não mediram esforços e entusiasmo para concretizar um evento cujo objetivo foi levar aos agentes de leitura um panorama sobre leitura, tradição oral, literatura clássica e contemporânea, mercado, dicas práticas de incentivo à leitura no ambiente empresarial/industrial. Um encontro que propiciou, sobretudo, o compartilhamento de ideias e relatos de amor pelos livros.

28/07/2017 – Palestra O professor como mediador de leitura – Queluz – São Paulo – SP

No dia 28 de julho, a escritora Goimar Dantas ministrou a palestra O professor como mediador de leitura – Um convite ao infinito, para cerca de 100 educadores da rede  municipal de ensino do município de Queluz, em São Paulo. O evento ocorreu na EMEF Capitão José Carlos de Oliveira Garcez, que é escola mais antiga da cidade, fundada em 1915 e localizada na praça central do município. Antes da palestra os educadores foram recepcionados com um café da manhã especial feito pelos funcionários da cozinha piloto da prefeitura, com direito a bolos, canjica, frutas e pães. Goimar viajou a convite da secretária municipal de Educação, Eliane Reis, que não mediu esforços para levá-la até a cidade e, assim, promover a capacitação dos educadores.

25/07/2017 – VIII Fórum de Educação de Pitangueiras – Teatro Municipal e Teatro Cecília Meireles – Pitangueiras – São Paulo – SP

No dia 25 de julho, Dia do Escritor, a autora Goimar Dantas foi recebida por 400 educadores da rede municipal de ensino de Pitangueiras, no interior de São Paulo, para ministrar duas palestras sobre Mediação de leitura.  A primeira, às 8h, aconteceu no Teatro Municipal, reunindo 200 professores. A segunda, às 10h, ocorreu no Teatro Cecília Meireles, para mais 200 educadores da rede municipal. Ao final do evento, a autora autografou exemplares de seus livros e recebeu o carinho do público.

19 a 21/07/2017 – 4º Congresso Internacional de Educação do Noroeste Paulista – UNIFEV – Votuporanga – SP

Entre 19 e 21 de julho de 2017 a escritora Goimar Dantas ministrou quatro oficinas de Mediação de leitura no 4º Congresso Internacional de Educação do Noroeste Paulista, em Votuporanga. As aulas aconteceram no prédio da UNIFEV (Centro Universitário de Votuporanga), onde cerca de 120 educadores da rede pública de ensino, especialmente Educação Infantil e  Ensino Fundamental, de diversas cidades da região, marcaram presença nas oficinas. Foi uma semana repleta de aprendizado e troca de experiências, não só ao lado dos educadores que assistiam as atividades, mas com todo o grupo de profissionais que também ministrava cursos no evento. Educadores que dedicam suas vidas ao ensino e ao fomento da leitura. Homens e mulheres que lutam, cotidianamente, por uma educação de qualidade em todo o Brasil.

29/06/2017 – Mulherio das Letras São Paulo – Livraria Blooks – São Paulo – SP

Dia 29 de junho, ocorreu a primeira ação pública do Mulherio das Letras de São Paulo, realizada na charmosa Livraria Blooks do Shopping Center Frei Caneca, das 19 às 22h. O Mulherio das Letras SP é parte do incrível Movimento “Mulherio das Letras 2017”, que reúne escritoras, tradutoras, editoras, livreiras, pesquisadoras e demais profissionais da palavra, de todo o Brasil. O objetivo é fortalecer a união em prol de ações capazes de divulgar, debater, valorizar e lançar luzes sobre a literatura produzida por mulheres. O movimento surgiu a partir do convite irresistível da escritora Maria Valéria Rezende, cuja trajetória na vida e na literatura nos enche de orgulho e entusiasmo. Hoje, já são quase 5 mil participantes do grupo criado por Maria Valéria no Facebook e, em outubro, haverá o encontro nacional do Mulherio em João Pessoa, Paraíba.
As atividades que aconteceram na Livraria Blooks, dia 29, incluíram leitura de contos, bate-papo com oito autoras, incluindo a escritora Goimar Dantas, intervenções poéticas, autógrafos e apresentação de filmes com reflexões, leituras de poemas e contos escritos por mulheres. O público presente lotou a livraria e marcou o sucesso dessa primeira iniciativa.
Participaram do evento as seguintes escritoras: Eugenia Zerbini (Prêmio Sesc 2004); Susana Ventura (ProAc 2013 e 2015 e finalista do Jabuti em 2016); Maria José Silveira (Prêmio APCA, 2002, semifinalista Portugal Telecom 2015 com livros publicados em outros países); Goimar Dantas (finalista Prêmio Jabuti 2011; publicada na Espanha e selecionada pelo Programa Sesi Literatura Viva, 2017); Roberta Asse; Izilda Bichara (finalista da Off FLIP, 2015); Nanete Neves; Paula Bajer Fernandes e Silvia Camossa (prêmio do público na FIL Niños de Guadalajara).
A partir daí, outras ações deverão acontecer nos próximos meses, como preparação ao encontro nacional de outubro, em João Pessoa.

14/06/2017 – Sarau Veias em versos – Senac Santana – São Paulo – SP

Mais uma vez, a escritora Goimar Dantas esteve em um bate-papo literário realizado junto aos alunos do Senac Santana, em São Paulo. Em 14 de junho de 2017, o Sarau Veias em versos, baseado no livro homônimo da autora, foi o tema escolhido para levar aos estudantes muita declamação de poesia, tanto da escritora como de autores consagrados que influenciaram seu percurso literário, e também de estudantes de diversos cursos do Senac Santana, que enviaram seus trabalhos à biblioteca da unidade. Dias antes do evento, Goimar teve acesso a esses trabalhos e selecionou alguns para ler no Sarau. Durante a atividade, a escritora aproveitou para contar sobre seu início como leitora, ainda na infância, seu amor por bibliotecas, livrarias e outros roteiros literários do Brasil e do mundo, discorreu sobre os desafios e alegrias da profissão e, ao final, autografou exemplares da obra Veias em versos (Editora Penalux/2016) para o público presente.

02/06/2017 – Roda de conversa na escola Verde que te quero verde – São Vicente – SP

Na opinião da escritora Goimar Dantas, poder observar o retorno de seu trabalho junto às crianças é uma das maiores alegrias de sua vida. E em 02 de junho de 2017, a autora pode sentir essa emoção uma vez mais ao participar de uma roda de conversa com alunos da escola Verde que te quero verde, localizada no município de São Vicente. O bate-papo aconteceu com os estudantes do terceiro ano do Ensino Fundamental, a convite da professora Danielle Salomão. As crianças realizaram um trabalho com o livro Estrelas são pipocas e outras descobertas (Cortez Editora/2013), ilustrado por Ana Maria Moura. Durante todo o mês que precedeu o encontro, os estudantes fizeram leituras e declamações de trechos do livro, confeccionaram desenhos, refletiram sobre a temática da obra, processos poéticos e meio-ambiente. Como surpresa, criaram e expuseram máscaras trazendo a figura do Papangu, personagem do primeiro livro infantojuvenil publicado pela autora e intitulado Quem tem medo de papangu? (Cortez Editora/2017). Antes do roda de conversa propriamente dita, os alunos se revezaram para mostrar a escola à autora, não sem antes discorrer sobre o processo pedagógico da instituição. A atividade aconteceu na biblioteca da instituição, que chamou atenção de Goimar pela qualidade de seu acervo e de suas instalações. Foi uma tarde inesquecível de trocas, risadas e aprendizagens. Por fim, Goimar autografou os exemplares dos alunos, tirou fotos e distribuiu muitos beijos e abraços nos pequenos.

16/05/2017 – Sarau Veias em versos – Senac Votuporanga – São Paulo – SP

Falar do ofício da escrita, das influências literárias, do amor pelos livros. Tudo intercalado com declamação de poesias. Esta é proposta do Sarau Veias em versos, que a escritora Goimar Dantas leva até alunos, educadores e quem mais quiser ouvir. Na noite de 16 de maio de 2017 foi a vez do público presente no Senac Votuporanga prestigiar o evento, que ocorreu como parte das comemorações pelo aniversário de 20 anos da unidade. Com auditório lotado, Goimar conversou com a plateia sobre as alegrias e dificuldades da carreira de escritora no Brasil, contou experiências pessoais e, em meio ao bate-papo, declamou poemas de autores clássicos como Castro Alves, Carlos Drummond de Andrade, Augusto dos Anjos e Manuel Bandeira. Ao final do evento, a autora autografou seu livro de Veias em Versos (Editora Penalux/2016) para cerca de 90 pessoas que assistiram a apresentação.

11/05/2017 – Palestra O professor como mediador de leitura – Congresso Bett Brasil Educar – São Paulo

Um total de 400 educadores (professores, coordenadores, diretores, secretários de educação) de instituições públicas e privadas de todo o país assistiram a palestra O professor como mediador de leitura – Um convite ao infinito, realizada no maior evento de educação da América Latina, o Bett Brasil Educar, que aconteceu entre os dias 10 e 13 de maio de 2017 no São Paulo Expo. Com mediação do professor José Camelo Ponte, a escritora e jornalista Goimar Dantas discorreu sobre reflexões e ações que possibilitam aprimorar o trabalho dos educadores como incentivadores/promotores do hábito de ler. A palestra lança um olhar sobre a importância dos educadores como atores sociais no palco da sala de aula –  universo singular que viabiliza o acesso aos livros, histórias, narrações, informações, encantamentos e fantasias capazes de transformar a vida dos aprendizes. Ao final do evento, a autora autografou dois de seus livros infantis (Estrelas são pipocas e outras descobertas e Quem tem medo de papangu?) no estande da Cortez Editora.

05/05/2017 – Contação do livro Quem tem medo de papangu? – Colégio Eco Ville – Itapetininga – SP

A convite do Senac Itapetininga, a autora Goimar Dantas levou a contação do seu livro infantil Quem tem medo de papangu? (Cortez Editora, 2013) para os alunos do Ensino Fundamental da escola Eco Ville. O evento encerrou a Semana Senac de Leitura na cidade. As crianças acompanharam curiosas a história do tradicional brincante carnavalesco da região Nordeste do Brasil e, ao final da apresentação, fizeram muitas perguntas à escritora. Na sequência, os estudantes receberam um exemplar autografado. Por fim, Goimar compareceu ao setor infantil da Biblioteca Municipal de Itapetininga, onde autografou exemplares do livro, que ficarão disponíveis aos frequentadores do local. O convite foi feito pela poeta Déa Paulino e pela educadora Milene França, responsável pela instituição.

27/04/2017 – Palestra Rotas literárias de São Paulo – Senac Francisco Matarazzo – SP

Pela primeira vez, a escritora Goimar Dantas esteve na unidade do senac Francisco Matarazzo para levar aos alunos a palestra Rotas literárias de São Paulo, baseada no livro homônimo, lançado pela Editora Senac São Paulo em 2014. O bate-papo contou com participação intensa dos alunos das turmas de Aprendizagem e do Instituto ProA, que, ao final do evento, fizeram muitas perguntas à autora, tanto sobre o livro e seus bastidores, quanto sobre a carreira de escritora. A tarde foi encerrada com muitas fotos, autógrafos e alegria proveniente da energia positiva compartilhada por todos.

27/04/2017 – Palestra Rotas literárias de São Paulo – Senac 24 de Maio – SP

Em 2014, poucos meses após lançar o livro Rotas literárias de São Paulo (Editora Senac São Paulo/2014) a autora Goimar Dantas esteve no Senac 24 de Maio fazendo palestra sobre a obra. Quase três anos depois, voltou à unidade para mais um bate-papo sobre o livro, dessa vez como parte das atividades da Semana Senac de Leitura. Em ambas as oportunidades, a escritora falou para os adolescentes da turma de Aprendizagem e autografou exemplares ao final do evento.

 

Save

25/04/2017 – Sarau Veias em versos – Senac Penha – São Paulo – SP

Pela segunda vez, a autora Goimar Dantas leva seu sarau Veias em versos aos alunos do Senac Penha na Semana Senac de Leitura. No dia 25 de abril de 2017, a turma contemplada com o evento foi de Nutrição, capitaneada pela professora Isabel Cristina Bonfim. A emoção tomou conta da noite por meio de declamação de poemas de Castro Alves,  Augusto dos Anjos, Manuel Bandeira, Drummond e da própria Goimar Dantas, que mesclou as poesias com um bate-papo sobre as dificuldades e alegrias que compõem o dia a dia de quem se dedica à profissão de escritor/escritora. Os alunos fizeram muitas perguntas e demonstraram interesse pelo universo da literatura, fazendo jus à fama da turma, composta pelos estudantes que mais fazem empréstimos de livros na Biblioteca da unidade do Senac Penha, com média de retirada girando entre 3 a 4 livros por mês para cada aluno.

 

Save

24/04/2017 – Sarau Veias em versos – Senac Aclimação – São Paulo – SP

Muita declamação de poesia e bate-papo sobre o ofício da escrita com o Sarau Veias em versos, que abriu a Semana Senac de Leitura no Senac Aclimação, dia 24 de abril de 2017.  O evento aconteceu na biblioteca da unidade e contou com a presença de funcionários de diversas áreas: administrativa, biblioteca, limpeza. Ao final, todos receberam um exemplar autografado do livro Veias em versos (Editora Penalux/2016), da escritora Goimar Dantas.

 

Save

20/04/2017 – Palestra Rotas literárias de São Paulo – Senac Santana – SP

Uma tarde repleta de descobertas para os alunos do Senac Santana na abertura da Semana Senac de Leitura na unidade, dia 20 de abril de 2017. Adolescentes do curso de Aprendizagem tiveram a oportunidade de saber mais sobre o contexto cultural da cidade de São Paulo do século 19 até os dias atuais, passando pelos espaços e personagens ligados à poesia e à prosa na capital paulista. Ao final do evento, a autora Goimar Dantas submeteu os alunos a uma série de perguntas sobre o tema da palestra.  A participação dos jovens foi um show à parte e os estudantes vencedores ganharam um exemplar autografado da obra.

27/03/2017 – Palestra O professor como mediador de leitura – Um convite ao infinito – Centro Universitário Senac Campos do Jordão – Campos do Jordão - SP

Em 27 de março foi a vez do Centro Universitário Senac Campos do Jordão receber a escritora Goimar Dantas em evento que contou com a participação de cerca de 80 professores da rede pública de ensino de toda a região. A autora realizou a palestra O professor como mediador de leitura – Um convite ao infinito. Ao final do bate-papo, a escritora autografou a obra Rotas literárias de São Paulo, distribuída ao público presente na palestra. A boa energia e a vibração da noite tiveram prosseguimento no carinho, nas conversas e depoimentos dos educadores durante a sessão de autógrafos. Muitos relataram o quanto se sentiram inspirados pelos conteúdos e histórias que compõem a palestra, com cerca de uma hora e trinta de duração. O objetivo da autora é justamente contribuir para que muitos professores saiam da palestra motivados e preparados para, cada vez mais, incentivar o hábito da leitura entre seus alunos.

 

Save

20/12/2016 – Literatura Premiada – Projeto Vara para pescar - Cubatão – São Paulo

Conversa deliciosa, repleta de muita troca e aprendizado sobre o ofício da escrita e a carreira de escritora na tarde do dia 20/12/2016 na cidade de Cubatão, São Paulo. O bate-papo aconteceu na inauguração da nova sede do projeto Vara para pescar, na Casa 2, no Parque Anilinas, um dos mais tradicionais endereços de lazer e entretenimento da cidade. O convite partiu da escritora Viviane Veiga Távora, criativa, batalhadora e premiadíssima autora, Viviane é criadora, também, do incrível projeto Vara para pescar – Escola de produtores culturais. A autora Goimar Dantas residiu na cidade de Cubatão por quase 20 anos e considerou maravilhosa essa oportunidade de rever amigos tão queridos. Das coisas boas que a literatura proporciona: conhecimento, encontros, amizades. Que venha 2017!

Batepapo_literaturapremiada Batepapo_literaturapremiada_2 Batepapo_literaturapremiada_3

 

02/12/2016 – Leitura do livro Estrelas são Pipocas e outras descobertas - Museu de Ribeirão Pires – Ribeirão Pires – São Paulo

Energia e alegria contagiantes durante a leitura do livro Estrelas são pipocas e outras descobertas (Cortez Editora/2013), de Goimar Dantas, com ilustrações de Ana Maria Moura. A leitura foi seguida de um bate-papo com 97 crianças da Escola Municipal Carlos Rohn, no Museu Municipal de Ribeirão Pires. Na sequência, os quase cem alunos fizeram perguntas à autora Goimar Dantas, tanto sobre vida pessoal quanto sobre o ofício da escrita e a vida de escritora. Foi um bate-papo longo e animado, pontuado pelas questões e observações inteligentes dos estudantes. O encontro foi uma parceira entre a equipe da Secretaria de Cultura de Ribeirão Pires e o Senac Santo André.

MuseuRibeiraoPires0 MuseuRibeiraoPires1 MuseuRibeiraoPires2

25/10/2016 – Sarau Veias em versos – Senac Penha – São Paulo – SP

Uma tarde que jamais será esquecida, pois foi regada à muita poesia, risos, emoção, voz embargada, olhos marejados e coração acelerado. Assim foi o  “Sarau Veias em Versos” , conduzido pela escritora e jornalista Goimar Dantas na Semana Senac de Leitura realizada na unidade Penha, que recebeu 50 estudantes do Ensino Médio da ETEC Aprígio Gonzaga. Ao final, muitos autógrafos e alegria compartilhada. O bate-papo abordou a carreria da escritora, as dores e delícias de viver de literatura no Brasil, preferências e influências literárias, além de declamações de poemas de Castro Alves, Augusto dos Anjos e da própria Goimar Dantas. A conversa mesclou, ainda, autores clássicos como Machado de Assis e Shakespeare, ao lado de sucessos contemporâneos da litetatura para jovens, como os livros da saga Harry Potter, de J. K. Rowling, e os best sellers do autor John Green. Essa foi a segunda participação da escritora na Semana Senac de Leitura da unidade Penha, onde já esteve ano passado com  a palestra Rotas literárias de São Paulo.

penha1 penha2 penha3 penha4

28/10/2016 – Palestra Rotas literárias de São Paulo – Senac Itapetininga – SP

Em 28 de outubro de 2016, a escritora e jornalista Goimar Dantas encerrou sua participação na Semana SENAC de Leitura na unidade de Itapetininga com a palestra Rotas literárias de São Paulo, que trata sobre os espaços e personagens da poesia e da prosa paulistanas desde o século 19 até os dias atuais. Público muito atento e recepção impecável por parte da equipe marcaram o final desta grande festa da leitura, realizada em todas as unidades da rede Senac São Paulo. Muitas histórias compartilhadas e uma noite repleta de trocas e boas risadas marcaram a sessão de autógrafos que se seguiu ao bate-papo.

senacitapetininga1 senacitapetininga2 senacitapetininga3 senacitapetininga7

27/10/2016 – Palestra Rotas literárias de São Paulo – Centro Universitário Senac Santo Amaro – São Paulo - SP

Uma conversa deliciosa sobre os espaços onde a literatura pulsa na capital paulista, ao lado dos personagens da poesia e da prosa paulistana desde o século 19 até os dias atuais. Assim, a jornalista e escritora Goimar Dantas abordou o tema do seu livro Rotas literárias de São Paulo (Editora Senac São Paulo/2014) para os alunos do curso de Aprendizagem do Senac Centro Universitário Santo Amaro. O evento ocorreu durante a Semana Senac de Leitura e  foi encerrado com uma sessão de autógrafos do livro, distribuído aos alunos que participaram da atividade.

cas1 cas2 cas3 cas4

23/10/2016 - Palestra de Mediação de Leitura – Festival literário de Votuporanga (Fliv)

Um público simpático e interessado em saber mais sobre mediação de leitura compareceu à palestra da autora Goimar Dantas, em pleno domingo de manhã, no Festival Literário de Votuporanga (Fliv). Hospitalidade impecável da organização, diversidade de atrações para públicos de faixas etárias variadas, cenário de cartão postal. Muita reflexão sobre literatura, poesia, contação de história, música. O Fliv, em sua 6ª edição, provou, mais uma vez, que veio para ficar e fazer a diferença no calendário de festivais literário do Estado de São Paulo.

palestra palestra1 palestra2 palestra3 palestra4

21/10/2016 - Palestra Rotas Literárias de São Paulo – Senac Aclimação

A literatura em São Paulo, com seus personagens e espaços incríveis,  foi o tema do bate-papo fundamentado no livro Rotas literárias de São Paulo, realizado para os alunos do SENAC Aclimação. A palestra foi conduzida pela jornalista e escritora Goimar Dantas. Ao final do encontro, exemplares da obra foram distribuídos aos alunos que participaram da atividade e ganharam autógrafos da autora.

aclimcao2 aclimacao4 aclimacao3 aclimacao1

18/10/2016 – Palestra de Mediação de Leitura – Senac São Carlos - SP

Dia 18 de outubro de 2016 a autora Goimar Dantas esteve na Semana Senac de Leitura da unidade São Carlos. O objetivo foi realizar um bate-papo sobre Mediação de leitura. Essa foi a segunda vez da autora nessa unidade que, mais uma vez, a recebeu de forma muito calorosa. Um público encantador, composto por jovens e adultos, compareceu ao evento. O evento foi encerrado com uma sessão de autógrafos do título Veias em versos (Editora Penalux/ 2016), o mais novo livro da escritora.

saocarlos_1 saocarlos_2 saocarlos_3

12/08/2016 – Palestra “O professor como mediador de leitura – Um convite ao infinito” – Salto – SP

Em 12/08/2016 a escritora Goimar Dantas realizou a palestra “O professor como mediador de leitura – um convite ao infinito”, a convite da Cortez Editora, para professoras da rede pública da cidade de Salto-SP. Durante o bate-papo, a autora compartilhou dinâmicas de incentivo à leitura, informações sobre gêneros literários, autores clássicos e contemporâneos, números sobre mercado editorial brasileiro, dados sobre feiras literárias e sua importância para o aumento do número de leitores, livros, filmes e vídeos fundamentais para mediadores de leitura . O evento ocorreu no Auditório Paulo Freire, Rua Prudente de Moraes, 580.

Palestra_Salto_2 Palestra_Salto_1

 

13/06/2016 – Sarau Veias em versos – Senac Ribeirão Preto – SP

À tarde do dia 13 de junho foi marcada por um bate-papo animado entre a escritora Goimar Dantas e os alunos e educadores do Senac Ribeirão Preto. Pela primeira vez, a autora apresentou o que viria a ser a semente de seu mais novo trabalho: o Sarau Veias em versos, encontro cujo propósito é oferecer ao público um panorama sobre o trabalho do escritor, suas influências literárias, processo criativo, mercado editorial, gêneros literários e demais temas que contribuem para desmitificar a figura do escritor, aproximando-o do público que, por sua vez, ganha mais elementos para a formação de uma postura mais crítica e consciente a respeito da importância da leitura.

A declamação de poemas do livro Veias em versos (Editora Penalux/2016), de autoria de Goimar Dantas, bem como poemas de autores consagrados como Castro Alves, Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, Adélia Prado e Hilda Hilst, que influenciaram literariamente a trajetória da escritora, é um dos pontos altos do evento. A apresentação conta com a presença de um mediador e tem forte participação do público presente. Foi o caso dos estudantes do Senac Ribeirão Preto que, durante duas horas, se mostraram curiosos e tiraram diversas dúvidas sobre o trabalho da autora e o universo dos livros.

senac1111

13/06/2016 – Palestra Rotas literárias de São Paulo – 16º Feira do Livro de Ribeirão Preto – SP

A palestra sobre as Rotas literárias de São Paulo foi uma das atrações da tradicional Feira do Livro de Ribeirão Preto, já em sua 16ª edição. Apesar do frio atípico que atingiu a cidade, a recepção da plateia foi calorosa, pontuando a apresentação com perguntas e comentários sobre os espaços literários da capital paulista. Ao final da apresentação, a sessão de autógrafos deu continuidade ao bate-papo entre a autora e o público.

feira-do-livro-de-ribeiraopreto feira-do-livro-de-ribeiraopreto1

28/04/2016 – Contação do livro Quem tem medo de papangu? – Senac Santo André – Santo André - SP

O mês de abril se encerrou com a contação de história do livro Quem tem medo de papangu? (Cortez Editora/2011) para os filhos dos funcionários do Senac Santo André em mais uma atividade da Semana Senac de Leitura. Também participaram do evento algumas crianças de um abrigo localizado na cidade. No entanto, por força da lei, as imagens dessas crianças não podem ser divulgadas. Sabemos que a medida visa preservá-las, mas não deixa de ser uma pena não poder mostrar a alegria dos pequenos na hora da sessão de autógrafos e da contação propriamente dita. No entanto, vale saber que aquela tarde repleta de histórias, pipocas e sucos certamente permanecerá na memória afetiva das crianças que tiveram a sorte de usufruí-la. Que venham mais iniciativas de incentivo à leitura!

papangu_1 papangu_2  papangu_3papangu opapangu_4

26/04/2016 – Palestra Rotas literárias de São Paulo – Senac Botucatu – Botucatu - SP

Alunos dos cursos de segurança do trabalho, podologia, estética e tecnologia da informação lotaram o auditório do Senac Botucatu para aprender um pouco mais sobre as rotas literárias da capital paulista, seus personagens e espaços, bem como os bastidores da produção do livro Rotas literárias de São Paulo (Editora Senac São Paulo/2014). Por mais de uma hora, as turmas permaneceram atentas à palestra da escritora Goimar Dantas que, ao final do evento, permaneceu no local autografando os livros para alunos e docentes da instituição.

Senac-Botucatu-1 Senac-Botucatu-2 Senac-Botucatu-3 Senac-Botucatu-4

19/04/2016 – Palestra Rotas literárias de São Paulo – Senac São João da Boa Vista – SP

A turma do curso de Segurança no Trabalho compareceu em peso ao auditório do lindíssimo prédio histórico do Senac São João da Boa Vista, projetado pelo engenheiro e jornalista Euclides da Cunha, autor do clássico Os sertões. Os alunos honraram a história do edifício, tão fortemente ligado à literatura, e assistiram atentos à palestra derivada dos 21 capítulos do livro Rotas literárias de São Paulo (Senac São Paulo/2014). Como sempre acontece, a sessão de autógrafos e fotos virou uma festa ao final do evento. O bate-papo com a jornalista e escritora Goimar Dantas ocorreu como parte das atividades da Semana Senac de Leitura. Viva!

Senac-Sao-Joao-da-Boa-Vista Senac-Sao-Joao-da-Boa-Vista---1 Senac-Sao-Joao-da-Boa-Vista-2 Senac-Sao-Joao-da-Boa-Vista-3 Senac-Sao-Joao-da-Boa-Vista-4

12/04/2016 – Palestra: Rotas literárias de São Paulo – Semana Senac de Leitura – Senac Lapa Faustolo

Mais uma vez, a autora Goimar Dantas foi convidada para falar sobre a obra Rotas literárias de São Paulo (Editora Senac São Paulo, 2014) na Semana Senac de Leitura, dessa vez na unidade do Senac Lapa Faustolo. O evento ocorreu na tarde de 14 de abril de 2016 e contou com a participação de docentes, bibliotecários e alunos do curso de Aprendizagem, que se mostraram muito interessados em conhecer um pouco mais sobre os personagens e espaços ligados à literatura na capital paulista. Após o bate-papo, uma descontraída sessão de autógrafos encerrou a tarde com muitas fotos, risadas e conversas sobre o livro e os roteiros culturais da capital paulista.

Faustolo_Roberto Faustolo_turmatoda Faustolo1 FaustoloPolianaAlves

12/04/2016 – Palestra Rotas literárias de São Paulo – São Paulo – Senac Tatuapé

Na noite de 12 de abril, a escritora Goimar Dantas levou o bate-papo sobre o seu livro Rotas literárias de São Paulo até a Semana Senac de Leitura realizada na unidade do Senac Tatuapé. Lá, foi recebida por uma equipe atenciosa que cuidou de cada detalhe para que o evento transcorresse da melhor forma possível. Na sequência da palestra, alunos e público externo permaneceram no local para a sessão de autógrafos e fotos.

SenacTatuape_Autografos SenacTatuape_Self   SenacTatuape_Autografos1SenacTatuape_Turma

06/04/2016 – Lançamento do livro Veias em versos – Bar Canto Madalena – São Paulo

Em 06 de abril de 2016, a escritora Goimar Dantas reuniu amigos e familiares para o lançamento do livro Veias em versos (Editora Penalux, 2016), no bar Canto Madalena, em São Paulo. Escritos entre 1992 e 2014, a obra reúne 68 poemas de cunho memorialista, marcados por subtemas como a infância, os amores platônico, romântico e erótico, o Rio Grande do Norte – estado Natal da autora –,  a cidade de São Paulo – onde a escritora vive atualmente –, as influências literárias, o processo da escrita e a figura do pai. O evento contou com a presença dos editores Tonho França e Wilson Gorj, do artista Gilberto Garcia, autor da foto que deu origem à capa do livro, do poeta e designer Valnei Andrade, que assina o projeto editorial, e do professor Leo Ricino, que escreveu orelha do livro.

Livro_VeiasVersos IMG_0334 IMG_0326

IMG_0091 IMG_0172 IMG_0138

IMG_0087 IMG_0300 IMG_0243

22/12/2015 – Palestra O professor como mediador de leitura – Um convite ao infinito – Senac Santo André– SP

Os eventos do ano de 2015 foram encerrados com chave de ouro com a palestra de mediação de leitura, ministrada por Goimar Dantas para os educadores do Senac Santo André em 22 de dezembro. Mais uma vez, a participação do público contribuiu para uma tarde de muita alegria, aprendizagem e troca. Na sequência, a autora autografou a obra Rotas literárias de São Paulo e aproveitou para seguir conversando com o público e recebendo o carinho de todos os participantes. Muitas fotos, flores e um café delicioso arremataram o evento de forma inesquecível.

evento01 evento03 evento02

12/11/2015 – Palestra Rotas literárias de São Paulo – Senac Araraquara – SP

Um auditório lotado e uma plateia interessada em saber mais sobre as Rotas literárias de São Paulo deram o tom do bate-papo seguido de sessão de autógrafos realizado no Senac Araraquara. O público, composto por estudantes e funcionários da unidade, bem como convidados e representantes da comunidade local, se mostrou entusiasmado em conhecer mais a fundo a história de rotas como a Faculdade de Direito do Largo São Francisco e a Biblioteca Mario de Andrade, repletas de personagens cujas trajetórias também são abordadas na palestra. Ao final, a longa fila de autógrafos comprovou o interesse dos presentes, que permaneceram no local até o fechamento da unidade.

SenacAraraquara4 SenacAraraquara3 SenacAraraquara2SenacAraraquara1

09/11/2015 – Palestra Rotas literárias de São Paulo – Senac Piracicaba – SP

Tarde de bate-papo sobre o livro Rotas literárias de São Paulo no Senac Piracicaba, em 09 de novembro. Unidade linda, tendo parte de seu complexo no casarão que pertenceu à  tradiconal família Guerrini que, por sua vez, organizava saraus. Oswald de Andrade, que foi casado com Julieta Guerrini, era um dos frequentadores do local. Um lugar repleto de histórias ligadas à cultura e à literatura e, portanto, perfeito para uma conversa sobre roteiros literários e a importância da preservação das memórias desses espaços e seus personagens.

SenacPiracicaba_1 SenacPiracicaba_2 SenacPiracicaba_3

05/11/2015 – Contação do livro Quem tem medo de papangu? – São Paulo – SP.

Dia 05 de novembro, ainda em meio à decoração típica da Festa de Halloween, mais de 200 crianças da EMEF Vera Lúcia Fusco Borba, no Jardim Campo Limpo, em São Paulo, se divertiram recebendo a escritora Goimar Dantas, que realizou a contação do livro de sua autoria, o brasileiríssimo Quem tem medo de papangu? (Cortez Editora/2011), ilustrado por Claudia Cascarelli. Foi uma festa linda propiciada por esse incrível personagem do carnaval nordestino, comprovando que a magia e o encantamento das boas histórias são universais, basta que as crianças tenham acesso a elas. Belíssimas máscaras de papangus foram confeccionadas e enfeitavam as paredes do pátio. Para além disso, dezenas de estudantes desenharam outras tantas máscaras para presentear a autora ao final da história. Na sequência, a escritora foi entrevistada por um grupo de alunos do terceiro ano, responsáveis pela edição do jornal anual do colégio.

  

16/10/2015 – Palestra Rotas literárias de São Paulo – 3 ª Felisb – São Bernardo do Campo – SP.

Pela terceira vez, a autora Goimar Dantas participou da Felisb (Feira Literária de São Bernardo do Campo). Em sua terceira edição, este ano a Feira foi realizada no Cenforpe Ruth Cardoso (Centro de Formação dos Profissionais de Educação). A escritora ministrou a palestra Rotas literárias de São Paulo para educadoras da rede pública municipal. O evento foi seguido por uma sessão de autógrafos animada, ocasião em que Goimar recebeu o carinho de professoras entusiasmadas com as descobertas sobre os caminhos da poesia e da prosa paulistanas.

Palestra_Rotas_Felisb_2015_1 Palestra_Rotas_Felisb_2015_2 Palestra_Rotas_Felisb_2015_3 Palestra_Rotas_Felisb_2015_4

25/09/2015 – Palestra O professor como mediador de leitura – um convite ao infinito – Senac Franca – SP.

Em 25 de setembro de 2015, a autora Goimar Dantas voltou à cidade de Franca, onde já estivera no dia 10, para mais uma palestra no auditório do Senac, dessa vez com o tema: “O professor como mediador de leitura – Um convite ao infinito”. O objetivo do bate-papo foi capacitar educadores, bibliotecários e demais funcionários da instituição a refletir sobre a importância de seu papel no processo de formação de leitores. Durante duas horas, a autora abordou questões como: quem são os mediadores de leitura e qual sua missão/função; como se forma um mediador de leitura; os professores como contadores de histórias; a tradição oral como registro da aventura humana antes da escrita; livros fundamentais que vieram dos relatos orais; as trajetórias dos personagens dos livros contribuindo para a formação de leitores/cidadãos críticos e criativos; o percurso das histórias através dos tempos: dos viajantes e mercadores da Idade Média aos autores do ciberespaço; o surgimento da literatura infanto-juvenil, seus principais autores e seus diversos gêneros; panorama da literatura infantojuvenil no Brasil de hoje e, para finalizar, algumas sugestões de leitura. Durante o evento, o diálogo entre a escritora e os educadores da unidade foi constante. Instigados pelas diferentes temáticas trazidas pela autora, os professores compartilharam experiências e enriqueceram o debate com o relato de histórias e informações que possibilitaram muita troca e interação. Uma noite verdadeiramente inesquecível!

SenacFranca_Mediacao_de_Leitura_1 SenacFranca_Mediacao_de_Leitura_3 SenacFranca_Mediacao_de_Leitura_2

18/09/2015 – Palestra Rotas literárias de São Paulo – Senac São Carlos – SP

Estudantes dos cursos técnicos de Design, Meio Ambiente e Adminsitração do Senac São Carlos lotaram o auditório da unidade na noite do dia 18 de setembro de 2015 para assistir ao bate-papo sobre o livro Rotas literárias de São Paulo. A palestra abordou desde os saraus realizados por Dona Veridiana Prado na capital paulista do século XIX, até os espaços voltados ao livro e à leitura na São Paulo do século 21. O evento terminou com uma divertida e disputada sessão de autógrafos nessa que foi a 15ª palestra realizada pela autora Goimar Dantas nas unidades do Senac São Paulo.

SenacSaoCarlos1 SenacSaoCarlos2 SenacSaoCarlos3 SenacSaoCarlos4

10/09/2015 – Palestra Rotas literárias de São Paulo – Senac Franca - SP

A poesia e a prosa das Rotas literárias de São Paulo, bem como suas incríveis histórias, espaços, personagens, bastidores e causos deliciosos viajaram até o município de Franca, interior de São Paulo. O bate-papo aconteceu dia 10 de setembro de 2015, às 20h, como parte das atividades da tradicional Feira de Troca de Livros do Senac Franca. O encontro contou com a participação da turma de Técnico em Turismo, além de professores, funcionários e representantes da comunidade.

franca_01 Palestra-Senac-Franca-2 franca_03

13/08/2015 – Palestra Rotas Literárias de São Paulo – Senac Limeira – SP

Em 13 de agosto de 2015, o ritmo e a poesia, o lirismo e a alegria das Rotas literárias de São Paulo desembarcaram na cidade de Limeira, localizada no sempre apaixonante e histórico interior de São Paulo. Um local impregnado pela atmosfera de antigas fazendas, casarões, mansões e palacetes do século XIX, características que encontram total ressonância com diversas rotas literárias paulistanas, resgatadas pelo livro em inúmeras passagens históricas que revelam a São Paulo do século 19. O encontro aconteceu no auditório do Senac Limeira, às 14h, contando com a presença de alunos e funcionários da unidade. A seguir, o depoimento de Carolina Pontes, funcionária da instituição, postado em sua rede social logo após assistir a palestra: “Um banho de cultura! A Unidade Limeira do SENAC SP recebeu a excelente jornalista e escritora Goimar Dantas, que falou sobre a temática de seu novo livro Rotas literárias de São Paulo. Além de inteligentíssima e culta, a autora é muito educada e simpática”.

05/08/2015 – Palestra Rotas literárias de São Paulo – Senac Penha – SP

Em 05 de agosto de 2015, a escritora Goimar Dantas esteve com os alunos do Senac Penha para um bate-papo sobre suas experiências de leitura, trajetória profissional e, ainda, os bastidores, o processo de trabalho e os conteúdos da obra Rotas literárias de São Paulo. Muitos estudantes já tinham lido vários capítulos do livro, o que possibilitou perguntas incríveis que tornaram a tarde de conversas ainda mais animada. Um dos capítulos mais comentados pelos jovens alunos do Senac Penha foi o Cemitério da Consolação – uma rota literária tão inusitada quanto imperdível. Mais uma vez, o livro cumpriu sua missão de instigar os leitores a conhecer os espaços voltados à poesia e à prosa na capital paulista.

Senac-Penha-1 Senac-Penha-2

17/06/2015 - Palestra Rotas literárias de São Paulo – Senac Santa Cecília - SP

Bate-papo sobre os bastidores, espaços e personagens relacionados ao livro-reportagem Rotas literárias de São Paulo (Editora Senac São Paulo/2014) com os jovens alunos do Programa Aprendizagem do Senac Santa Cecília. Dos saraus de dona Veridiana Prado, no século XIX, às bibliotecas, museus, centros culturais, bares e outros espaços dedicados à literatura na capital paulista no século 21, a autora traça um panorama abrangente dos caminhos que levam à poesia e à prosa em São Paulo.

19/05/2015 – Homenagem em Desfile Cívico – Potim – SP

Homenagem recebida em 19 de maio de 2015 no desfile cívico da cidade de Potim (SP), onde as crianças desfilaram com fantasias e adereços relativos ao livro Estrelas são pipocas e outras descobertas (Cortez Editora/2013).

 

28/04/2015 – 10º Flipoços – Poços de Caldas – MG

Contação de histórias e bate-papo com os pequenos leitores na 10ª Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas (Flipoços 2015), em 28 de abril de 2015.

 

09/04/2015 – Projeto: Dia de ler é todo dia! – Barueri – SP

Participação, a convite da Câmara Brasileiro do Livro (CBL), do Projeto “Dia de ler é todo dia”,  realizado em Barueri, em 09 de abril de 2015. Estiveram presentes, também, as escritoras Silvana Salerno, Nireuda Longobardi, Paula Furtado, Silvia Abolafio, Heloísa Prieto e o presidente da CBL, Luís Antonio Torelli.

 

12/03/2015 – O deslocamento na literatura – Sesc Consolação – SP

“O deslocamento na literatura” foi o tema do encontro entre os autores Goimar Dantas e Luiz Ruffato, no Sesc Consolação, em 12 de março de 2015.

11/02/2015 – Palestra Rotas literárias de São Paulo – Sesc CPF – SP

Um grupo verdadeiramente interessado em conhecer um pouco mais sobre os caminhos que levam à poesia e à prosa na capital paulista possibilitou um bate-papo animado sobre o livro Rotas literárias de São Paulo, no Centro de Pesquisa e Formação  do Sesc São Paulo (Sesc CPF). Na ocasião, a autora falou para uma plateia aficionada pelos roteiros literários de uma São Paulo lírica e repleta de espaços dedicados à literatura.

30/10/2014 – Título de cidadã Japiense – Japi – RN

A Câmara Municipal de Japi, no Rio Grande do Norte, concedeu o Título de Cidadã Japiense à escritora Goimar Dantas em cerimônia realizada em 30 de outubro de 2014. Japi é o município de origem da família materna da autora, que é natural de Santa Cruz, cidade a cerca de 20 quilômetros de Japi. Na noite da entrega do título, a escritora foi homenageada, também, pelos alunos das escolas municipais, que declamaram trechos do livro Estrelas são pipocas e outras descobertas.

 

28/10/2014 | A literatura como memória – Ipanguaçu – RN

Em 28 de outubro de 2014 a autora Goimar Dantas esteve na cidade de Ipanguaçu, no Rio Grande do Norte, a convite do professor André Magri e da secretária de Educação, Jeane Dantas, para ministrar oficina de mediação de leitura aos educadores da cidade, onde também abriu o II Seminário Ler faz crescer, cujo tema abordado foi: “Leitores de si, leitores do mundo: a literatura como memória”. Trata-se de um município pequeno mas, ao mesmo tempo, sintonizado com a leitura e a educação de qualidade – causas nobres que exigem investimento, trabalho, dedicação e entusiasmo. O empenho dos educadores se reflete em todas as escolas do município, resultando em crianças e jovens talentosos, muitos deles participando de olímpiadas brasileiras de português e matemática e ingressando em universidades de ponta. A cidade sedia um campus do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e está próxima do município de Assu, onde há um campus da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) o que, sem dúvida, contribui para que os estudantes da região vejam o ensino superior como um sonho acessível, palpável.

 

12/09/2014 | 1º Festival Literário de Extrema - MG

Participação no 1º Festival Literário de Extrema, na charmosa cidade do Sul de Minas Gerais, entre 12 e 14 de setembro de 2014. A autora participou de um bate-papo sobre Literatura Infantojuvenil ao lado do escritor Leo Cunha. A ótima condução foi de Cadão Volpato. A autora  aproveitou a oportunidade para papear com Andrea del Fuego, autora do premiado romance Os Malaquias.

07/09/2014 – Homenagem no Desfile Cívico – Japi – RN

O livro Estrelas são pipocas e outras descobertas foi um dos temas do desfile cívico da Independência na cidade de Japi, no Rio Grande do Norte, cidade de origem da família materna da autora. Na ocasião, as crianças vestiram fantasias e portaram adereços e cartazes relativos aos personagens e temas abordados na obra.

22/08/2014 – Visita à Escola Judith Siqueira Weber – Potim – SP

Contação de histórias e bate-papo na escola Judith Siqueira Weber, na cidade de Potim, interior de São Paulo. Na conversa com as crianças, a autora falou sobre livros, sonhos, fantasias e, claro, muitas estrelas e pipocas! Também participaram do encontro os alunos da escola Dito Carita. Os estudantes deram um verdadeiro show com perguntas supercuriosas e participativas!

Agosto a novembro de 2014 – Unidades do Senac São Paulo (capital e interior do Estado)

De agosto a novembro de 2014 foram realizadas diversas palestras seguidas de sessões de autógrafos do livro Rotas literárias de São Paulo em unidades do Senac São Paulo da capital e do interior (Senac Lapa Scipião, Senac Jabaquara, Senac 24 de Maio, Senac Rio Claro, Senac Jaboticabal, Senac São José dos Campos, Senac Campinas, Senac Itu, Senac Jundiaí e Senac Osasco). Foi um imenso aprendizado e alegria compartilhar informações sobre os caminhos da poesia e da prosa na capital paulista para alunos, profissionais e convidados dessa instituição educacional.

ev1 ev2 ev3ev4 ev5 ev6ev7 ev8 ev9ev10 ev11

Save

24/07/2014 – Lançamento do livro Rotas literárias de São Paulo – Livraria Cultura – São Paulo.

O lançamento do livro Rotas literárias de São Paulo, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, contou com a presença de personagens imprescindíveis à realização desse projeto ambicioso que  consumiu sete anos de trabalho. Além dos amigos e familiares da autora, o evento contou com a participação de muitos entrevistados que deram seu depoimento à obra, dentre eles o livreiro Pedro Herz, da Livraria Cultura, o poeta e diretor da Casa das Rosas, Frederico Barbosa, o jornalista José Nêummane Pinto, e o ex-procurador e advogado Armando Marcondes Machado Júnior, que é autor de diversos livros sobre a Faculdade de Direito do Largo São Francisco – uma das rotas literárias mais interessantes da capital paulista. O evento contou, também, com a participação da cineasta Lina Chamie, filha do poeta Mário Chamie (1933-2011), a quem o livro é dedicado.

rotas1 rotas2 rotas3rotas4 rotas5 rotas6

Save

Save

08/10/2013 – Felisb – São Bernardo do Campo – SP

Festa Literária de São Bernardo do Campo (Felisb, 2013). Leitura do livro Estrelas são pipocas e outras descobertas e bate-papo com os alunos.

participação-na-Felisb-1-2 Participação-na-Felisb-2013

Save

14/09/2013 – Feira do Livro do Colégio Santa Maria – SP

Autógrafos do livro Minha boca está pelada! (Escrita Fina Edições, 2013), lindamente ilustrado pela Mariana Erthal, na Feira de Livros do Colégio Santa Maria, em São Paulo. Foi lindo ver a criançada banguelinha – ou mesmo com as bocas “vestidas” – demonstrando tanto interesse e carinho pelo livro.

santamaria1 Feira-de-Livro-Colégio-Santa-Maria-2 Feira-de-livro-Colégio-Santa-Maria

Save

29/08/2013 – Palestra: O professor como mediador de leitura – Um convite ao infinito – Universidade Presbiteriana Mackenzie - SP

Palestra realizada no I Congresso Internacional e III Congresso Nacional de Dificuldades de Ensino e Aprendizagem – Diversidade no Ensinar e Aprender: Educação, Saúde e Sociedade, realizado na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, dia 29 de agosto de 2013. Tema: O professor como mediador de leitura – Um convite ao infinito.

FOTD93C FOT7CD0 FOT5D04

Save

25/06/2013 – Colégio Wellington Objetivo – SP

Contação de histórias dos livros Quem tem medo de papangu?, Minha boca está pelada! e Estrelas são pipocas e outras descobertas aos alunos do Colégio Wellington Objetivo, na Freguesia do Ó, em 25 de junho de 2013.

Contação-no-Colégio-Wellington-Objetivo Contação-Colégio-Wellington-Objetivo-2 Colégio-Wellington-Objetivo-2

Save

08/06/2013 – Lançamento dos livros Estrelas são pipocas e outras descobertas e Minha boca está pelada! – Livraria Cortez – SP

Os lançamentos dos livros infantis Minha boca está pelada (Escrita Fina Edições) e Estrelas são pipocas e outras descobertas (Cortez Editora, ilustrações de Ana Maria Moura) aconteceram em um sábado, dia 08 de junho de 2013, na Livraria Cortez, no bairro de Perdizes, São Paulo. A festa teve direito à pipoca e contação de histórias com a dupla Gabriella Lois e Rodrigo Ieno, além das presenças da ilustradora carioca Mariana Erthal (Minha boca está pelada!) e da agente literária Alessandra Pires. Crianças e adultos lotaram a livraria e tornaram o dia verdadeiramente inesquecível!

estrelas1 estrelas3 Untitled-1

Save

28/05/2013 – Palestra no II Meeting Nacional de Educação e Tecnologia, Olinda, PE

Realizado no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, o II Meeting Nacional de Educação e Tecnologia contou com a palestra O professor como mediador de leitura – um convite ao infinito, proferida pela autora Goimar Dantas para centenas de educadores da região. O evento contou, ainda, com o lançamento do livro Estrelas são pipocas e outras descobertas (Cortez Editora, 2013), lançado também em São Paulo, em 08 de junho de 2013.

IMG_2250-(3) IMG_2267

Save

14/08/2012 – Amar – Verbo atemporal – 100 poemas de amor – Livraria da Vila – SP

Lançamento da antologia Amar, Verbo Atemporal – 100 poemas de amor, coordenação de Celina Portocarrero (Editora Rocco, 2012). Em São Paulo, a festa aconteceu em 14/08/2012, na tradicional Livraria da Vila da Fradique Coutinho, na Vila Madalena.

amar1 amar2 amar3

Save

27 e 28/05/2012 | Maifest - Brooklin - SP

Contação do Quem tem medo de papangu?, realizada nos dias 27 e 28 de maio de 2012 no Espaço Criança da tradicional Maifest, evento multicultural que comemora a primavera alemã no Brasil. A linda festa é realizada pela Associação de Empreendedores e Moradores do Brooklin, em São Paulo. O evento também celebra a cultura pela paz e promove um forte intercâmbio Brasil-Alemanha. A autora comemorou o fato de poder levar a história do papangu para as crianças do Brooklin e região, que adoraram a experiência!

IMG_0225 IMG_0219 IMG_0206

Save

05/05/2012 | Flipoços 2012 - Poços de Caldas - MG

Participação na VII Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas  (Flipoços 2012) com a palestra: O professor como mediador de leitura – Um convite ao infinito, realizada dia 05 de maio. O evento teve como patrono o escritor, crítico literário, sociólogo e professor Antonio Candido.

IMG_6047 IMG_6060  IMG_6080

Save

Save

29/02/2012 – Parabéns na Cortez – Livraria Cortez – SP

Os seis anos da pequena Maria Luiza foram comemorados na Livraria Cortez com direito à contação do livro Quem tem medo de papangu?, em 29/02/2012. O evento reuniu os amigos da escola e os familiares da Maria Luiza. Ao final da festa, os pequenos convidados ganharam um exemplar do livro e um autógrafo da autora.

Parabéns-na-Cortez-1 Parabéns-na-Cortez_5606  Autógrafos

Save

Save

Out e Nov/2011 – Colégio Amor Perfeito e Colégio Catavento na Livraria Cortez - SP

Out e Nov/2011 – Contações do livro Quem tem medo do papangu? na Livraria Cortez para as crianças das escolas Amor Perfeito, realizada em 18 /11/2011, e Catavento, em  07/10/2011.

Colégio-Amor-Perfeito Colégio-Catavento  Com-as-crianças-do-colégio-Amor-Perfeito

Save

Save

Save

07/09/2011 – Homenagem no Desfile Cívico – Japi – RN

A escritora Goimar Dantas recebeu homenagens das crianças das escolas do município de Japi (RN) durante o desfile cívico de 07 de setembro de 2011, que trouxe à tona referências ao livro Quem tem medo de papangu? Japi é a cidade de origem da família materna da autora e lá, seu avô Pedro Horácio passou anos se fantasiando de papangu e alegrando os carnavais de centenas de crianças. Aliás, é justamente em Japi que se passa boa parte da história do livro, lançado em 2011 pela Cortez Editora.

Japi1 Japi2  Japi3

Save

09/08/2011 – Felit – São Bernardo do Campo – São Paulo

Festa Literária de São Bernardo do Campo (Felit, 2011). Leitura do livro Quem tem medo de papangu? e bate-papo com os alunos.

Felit-2011

Save

16/04/2011 – Colégio São Domingos – SP

Contação do livro Quem tem medo de papangu?, dia 16 de abril de 2011, às 14h30, com os pequenos do Colégio São Domingos, em Perdizes. O encontro fez parte do evento LER – Leitura, Emoções Raras.

Save

26/02/2011 – Lançamento do livro Quem tem medo de papangu? – Livraria Cortez – SP

Lançamento do livro Quem tem medo de papangu? (Cortez Editora, 2010), ilustrado por Claudia Cascarelli. Local: Livraria Cortez, Perdizes, São Paulo, em 26/02 de 2011.

papangu1 papangu2 papangu3

Save

03/05/2010 – Lançamento - Cortez – A saga de um sonhador – Livraria Cortez – SP

Os sete lançamentos da biografia Cortez – A saga de um sonhador (Cortez Editora/2010) percorreram cerca de três mil quilômetros Brasil afora, passando por São Paulo, Recife, Natal, Currais Novos, Campo Redondo e Sítio Santa Rita, na Zona Rural de Currais Novos – local de nascimento do biografado, o editor José Xavier Cortez. Em São Paulo, o lançamento ocorreu dia 3 de maio de 2010 e lotou as dependências da Livraria Cortez, em Perdizes, onde as autoras Goimar Dantas e Teresa Salas permaneceram autografando exemplares por cerca de três horas. Nas demais localidades as sessões de autógrafos foram seguidas da palestra  Processo de produção de uma obra biográfica, proferida pela autora Goimar Dantas.

cortez1 cortez2 cortez3

Save

Save

16/05/2008 – Lançamento - Da dignidade à oportunidade – A história de um projeto que transforma sonhos em realidade – Memorial da América Latina – SP

O lançamento do livro Da dignidade à oportunidade – A história de um projeto que transforma sonhos em realidade (Editora Gente, 2007) aconteceu no auditório Símon Bolivar, no Memorial da América Latina, em 16 de maio de 2008. O evento reuniu mais de duas mil pessoas pertencentes a Associação dos Trabalhadores Sem-Terra de São Paulo, entidade cuja história foi contada no livro.

dignidade1 dignidade3 dignidade2

Save

15/05/2008 – Lançamento do livro Texto e discurso – Confluências – Centro Histórico da Universidade Presbiteriana Mackenzie – SP

A coletânea publicada pela Editora Mackenzie e organizada pela Prof.ª Dr.ª Elisa Guimarães traz um ensaio sobre o sagrado e o profano nas poéticas de Hilda Hilst e Adélia Prado, assinado pela escritora Goimar Dantas. O objetivo do livro é explorar, no âmbito da análise do discurso e das teorias do texto, os traços caracterizadores de manifestações textuais e discursivas. A abrangência dos temas é um atrativo à parte, na medida em que os nove ensaístas desvendam universos variados nas áreas de literatura, educação, publicidade, religião, política e música.

texto6 texto5 texto4texto3 texto2 texto1

22/01/2004 - Lançamento do Mulheres que fazem São Paulo, Livraria Cultura do Shopping Villa-Lobos – SP

O livro Mulheres que fazem São Paulo é o primeiro título publicado pela autora Goimar Dantas. Escrito em coautoria com a jornalista Viviane Pereira, a obra foi lançada em 22 de Janeiro de 2004, como parte das comemorações pelos 450 anos a cidade de São Paulo. O evento contou com a participação de autoridades políticas e de diversas entrevistadas, como a atual deputada e ex-prefeita de São Paulo, Luiza Erundina, a campeã olímpica Hortência Marcari, a cineasta Laís Bodanzky, a geneticista Mayana Zatz e a empresária Milu Villela.

ulheres3 mulheres2 mulheres1