26, 27 e 28/03/2019 – Cursos: A arte de criar leitores – Reflexões e dicas para uma mediação eficaz – Votuporanga, Guararapes e Bauru – SP

Entre 25 e 28 de abril, a autora Goimar Dantas viajou pelo interior de São Paulo para ministrar o curso “A arte de criar leitores – Reflexões e dicas para uma mediação eficaz” – que deu origem ao livro do mesmo nome – a centenas de bibliotecários e educadores das cidades de Votuporanga, Guararapes, Bauru e suas respectivas regiões. A viagem aconteceu a convite da SP Leituras que, por sua vez, coordena o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Estado de São Paulo (SisEB). Foram dias inesquecíveis, repletos de muito aprendizado, troca, abraços, encontros. Os cursos aconteceram dia 26, em Votuporanga; 27, em Guararapes e 28, em Bauru. Cada dia de curso teve duração de seis horas, nas quais a escritora discorreu sobre incentivo à leitura, compartilhando informações sobre livros, autores, mercado editorial, gêneros literários, tradição oral e tantos outros temas ligados ao universo das letras. Muitos dos participantes dos cursos vinham de cidades distantes, até mesmo de outros estados, comprovando a importância dessas capacitações para os profissionais da área. “Poder contribuir para a formação continuada de bibliotecários e educadores é sempre uma experiência riquíssima e da qual tenho muito orgulho de participar. Volto sempre com a certeza de que é possível tocar o coração das pessoas por meio das histórias e dos livros. Meu desejo é que essas capacitações aconteçam com muito mais frequência porque na medida em que impactamos positivamente o bibliotecário ou educador ele se transforma em um multiplicador, contagiando centenas – às vezes, milhares! – de crianças, jovens e adultos com suas ações e entusiasmo” argumenta a autora.

 

 

19/03/2019 – Lançamento de A arte de criar leitores – Reflexões e dicas para uma mediação eficaz – Santos- SP

 

Dia 19/03, exatamente um mês após o lançamento do livro A arte de criar leitores – Reflexões e dicas para uma mediação eficaz (Editora Senac São Paulo, 2019) ter ocorrido em São Paulo, foi a vez de lançar a obra no Senac Santos, com direito a um bate-papo sobre o mundo dos livros e da leitura e até contação de história surpresa. A autora recebeu convidados especiais, como sua professora da então quarta-série do Ensino Fundamental, Thaís Ribeiro, a quem o livro é dedicado; e ainda amigos da época da faculdade, os quais não via há mais de 20 anos. O evento contou, também, com a participação da imprensa local, e de estudantes do Senac Santos.

 

19/02/2019 – Lançamento de A arte de criar leitores – Reflexões e dicas para uma mediação eficaz – SP

 

 

O lançamento de A arte de criar leitores – Reflexões e dicas para uma mediação eficaz (Editora Senac São Paulo, 2019), mais novo livro da autora Goimar Dantas, ocorreu na Livraria Blooks do Shopping Frei Caneca, em 19/02/2019. O evento aconteceu justamente na data de aniversário da escritora, trazendo ainda mais energia e boas vibrações para a noite já tão especial. As experiências que tornaram a autora uma leitora voraz, associadas ao trabalho nas áreas de Comunicação e Letras – que desenvolve há mais de 20 anos – deram à obra um panorama abrangente. Nos dez capítulos do livro, Goimar desvenda a influência dos contadores de histórias; os diversos tipos de mediadores (familiares, educadores, bibliotecários, entre outros) e seus modos de atuação; a importância da poesia e as ferramentas para trazê-la para o dia a dia das crianças, jovens e adultos; o diálogo entre literatura, cinema e televisão e o modo como os contos de fadas e fábulas nos preparam para enfrentar os desafios da vida.

A arte de criar leitores traz, ainda, informações sobre a história da literatura infantil e juvenil no Brasil e no mundo; o mercado editorial brasileiro, a contribuição dos booktubers para o aumento de leitores e, por fim, dicas práticas para incentivar o hábito de ler em casa, na biblioteca ou na escola. “O exercício da mediação de leitura pode ser acessível a toda pessoa que tenha prazer em falar de livros, autores e boas histórias”, destaca Goimar.

A escritora ressalta que “a leitura é uma construção social. A criança ou o jovem precisam ter acesso aos livros, quadrinhos, livrarias, contações, sebos, bienais, bate-papo com escritores, clubes de leitura. Só assim irão crescer/amadurecer apreciando os livros como algo que é parte de suas vidas, desde sempre”.

A arte de criar leitores: reflexões e dicas para uma mediação eficaz é voltado para pais, educadores, bibliotecários, contadores de histórias e demais interessados em mediação de leitura.