15/03/2019 – Palestra: A arte de criar leitores – Reflexões e dicas para uma mediação eficaz – Senac Penha, SP

Como parte das comemorações pelo Dia do Bibliotecário (12 de março), a escritora Goimar Dantas foi convidada para falar sobre “A arte de criar leitores” para os educadores e funcionários do Senac Penha, em 15 de março. Como sempre, a equipe da unidade segue superando as expectativas no que se refere ao carinho, gentileza e alegria com os quais sempre recebem a escritora. “Foi lindo, intenso e divertido, como tem de ser. Muito, muito, muito obrigada pela oportunidade de compartilhar meu amor pelos livros e pela leitura com vocês”, afirmou a autora ao final do evento.
Para fechar o bate-papo, houve sessão de autógrafos e fotos com a escritora.

02/05/2019 – Palestra: A arte de criar leitores – Reflexões e dicas para uma mediação eficaz – St. Nicholas School, SP

Em 02 de maio, foi a vez de levar o bate-papo A arte de criar leitores – Reflexões e dicas para uma mediação eficaz para pais e educadores da St. Nicholas School. Foi uma tarde de muita troca, interação e discussão de temas fundamentais relativos à prática diária de incentivo à leitura. A escritora teve, ainda, a oportunidade de permanecer no local após o evento, compartilhando mais um pouco de sua experiência com o público. “É uma alegria imensa ter contato direto com educadores e pais tão interessados em ampliar o repertório de leitura dos alunos/filhos. Isso faz toda a diferença em um projeto de educação comprometido com o desenvolvimento integral das crianças e jovens”, analisa a escritora.

26 e 27/04/2019 – Palestra: A arte de criar leitores – Reflexões e dicas para uma mediação eficaz – Senac Votuporanga – Votuporanga, SP

Missão cumprida. A escritora Goimar Dantas encerrou sua participação na 4ª Semana Senac de Leitura realizando, dias 26 e 27 de abril, duas apresentações do bate-papo: A arte de criar leitores, no Senac Votuporanga. “Foi uma delícia voltar a essa cidade que sempre me recebe com tanto carinho. Agradeço à querida Eliane Baltazar Godói, pelo convite, oportunidade e confiança que sempre deposita em meu trabalho, bem como a sua equipe, em especial os profissionais da biblioteca da unidade: Anna Lucia Martins Dias, Fernando Rangel e Cidinha Madrid. Fica aqui, ainda, meu agradecimento infinito à Danielle Pierini, pela competência e dedicação capazes de tornar minha permanência na cidade um evento sempre muito produtivo, divertido e repleto de boas histórias. Não tenho nem como retribuir à altura tanto carinho, atenção e cuidado”, ressaltou a autora após finalizar o evento do dia 27. Os público recebeu exemplares do livro A arte de criar leitores – Reflexões e dicas para uma mediação eficaz (Editora Senac São Paulo, 2019).

25/04/2019 – Palestra Mulheres na Literatura – Senac Penha – SP

Em 25 de abril, a escritora Goimar Dantas retornou à unidade do Senac Penha, onde já esteve ministrando palestras e saraus diversas vezes nos últimos anos. A recepção foi, como sempre, calorosa: na porta do auditório onde iria ministrar sua atividade, a escritora deparou com impressões coloridas de telas do pintor José Ferraz de Almeida Júnior (1850-1899), artista cuja vida e obra perpassam a história do novo livro da autora, lançado poucos dias antes do evento no Senac Penha, o romance Aquele mês de abril (Editora Penalux). Na oportunidade, a autora falou sobre “Mulheres na literatura”, tema da 4ª Semana Senac de Leitura, que ocorreu entre 22 e 27 de abril. A escritora também discorreu sobre seu romance para turmas do curso de Aprendizagem e Cuidador infantil. Ao final do evento, os participantes ganharam exemplares da obra e aproveitaram para garantir o autógrafo da autora.

24/04/2019 – Palestra Mulheres na Literatura – Senac Jabaquara – SP

Em 24 de abril, a participação da escritora Goimar Dantas na 4ª Semana Senac de Leitura aconteceu no Senac Jabaquara. A autora discorreu sobre o tema da semana: “Mulheres na literatura”, e também sobre o meu romance Aquele mês de abril (Editora Penalux). A autora conversou com quatro turmas do curso de Aprendizagem. A participação dos alunos superou todas as expectativas. Mesmo havendo intensa interação durante o evento, após o término da palestra, uma turma de cerca de 10 adolescentes permaneceu conversando com a autora sobre temas como: processo criativo na escrita, alegrias e dificuldades da carreira de escritor, os caminhos possíveis para publicação de livros, altos e baixos do mercado editorial, dentre outros assuntos. Os jovens se mostraram muito interessados, empolgados e criativos. Uma das participantes, inclusive, apesar de ter apenas 17 anos, contou já ter escrito três livros. Um deles, aliás, já está sendo publicado em capítulos na plataforma Whatpadd. Escritora e alunos permaneceram conversando até o auditório ser fechado, uma hora após o final do evento. “Foi maravilhoso. Um encontro que nos deixa ainda mais otimista sobre a capacidade imensa dessa nova geração. O impulso criativo dos jovens é imenso, basta que obtenham os recursos necessários para aprimorar seus talentos e dar vazão a eles”, afirmou a autora.

    

23/04/2019 – Palestra Mulheres na Literatura – Senac Santana – SP

E em 23 de abril, Dia Mundial do Livro, possível data de nascimento dos geniais William Shakespeare e Miguel de Cervantes, a autora Goimar Dantas realizou a palestra Mulheres na Literatura, que engloba muito do universo dos livros e do mercado editorial como um todo, em um bate-papo de três horas, com um grupo de estudantes do Ensino Médio da escola Derville Allegretti. Os jovens eram convidados da equipe de bibliotecários do Senac Santana e o evento integrou o rol de atividades da 4ª Semana Senac de Leitura, cujo tema era justamente “Mulheres na Literatura”. Foi uma manhã extremamente produtiva e de muita interação para todos. Ao final do evento, os alunos participaram de uma dinâmica, ganharam livros e receberam o autógrafo da escritora.

22/04/2019 – Mesa de abertura da Semana Senac de Leitura – Auditório do Senac Consolação – SP

Participar da cerimônia de abertura da 4ª Semana Senac de Leitura possibilitou à escritora Goimar Dantas a realização de um sonho: poder debater a questão da leitura com Bel Santos Mayer, uma das mediadoras de leitura mais importantes do país. Participaram do debate, também, Maria Vilani: educadora, filósofa, mediadora de leitura com uma história de vida tão difícil quanto potente e encantadora. Maria Vilani é mão de cinco filhos, dentre eles, o rapper/poeta Criolo. Para encerrar com a chave do maravilhoso, o evento contou, ainda, com a presença de Elaine Gomes, narradora de histórias que descende da linhagem direta de Sherazade, como todos aqueles que fazem do amor pelas histórias seu ofício e sua vida. A autora participou do evento à convite de Cristiane Camizão Rokicki, responsável pela gestão da Rede de Bibliotecas Senac SP. Em tempo: as duas horas de bate-papo estão disponíveis na página do Senac São Paulo, no Facebook.

17/04/2019 – Lançamento de Aquele mês de abril – Bar Canto Madalena – SP

O lançamento do primeiro romance da escritora Goimar Dantas, intitulado Aquele mês de abril (Editora Penalux, 2018), entrou para o rol das experiências eternas. Das memórias que irão durar para sempre. O nascimento do novo livro ganhou ainda mais cor e beleza graças aos amigos que compareceram ao evento realizado no Bar Canto Madalena, no boêmio bairro da Vila Madalena, em São Paulo. 

O romance Aquele mês de abril traz em sua trama um triângulo amoroso, tema clássico da literatura universal, revisitado sob ótica inusitada. Embora ambientado nos dias atuais, na capital paulista, o texto é alinhavado por 5 telas do pintor José Ferraz de Almeida Júnior (1850-1899), ícone das artes plásticas do século 19 e objeto de estudo de uma das protagonistas. Com o avançar do enredo, a figura emblemática do pintor vai-se impondo nas linhas e entrelinhas da história de maneira cada vez mais intensa, pulsante e, por fim, assustadora. Os personagens estão imersos na densa mistura de amor, ciúme, traição, insegurança e obsessão, resultando em uma trama que mescla pinceladas vigorosas de beleza e drama. Em meio a ela, as telas de Almeida Júnior são como bússolas a nortear cenas, intenções e ações dos personagens. Um diálogo potente entre literatura e pintura, moldado por prosa poética e força imagética capazes de conduzir o leitor a uma viagem que atravessa os séculos – tal qual a força dos grandes amores.

12 e 13/04/2019 – Palestras: Rotas literárias de São Paulo e A arte de criar leitores – Reflexões e dicas para uma mediação eficaz – Feira do livro da Unesp – SP

Nos dias 12 e 13 de abril a autora Goimar Dantas marcou presença na Feira do Livro da Unesp (ao lado da estação de metrô Barra Funda). Dia 12, sexta-feira, com a palestra “Rotas literárias de São Paulo”, baseada no livro homônimo, publicado pela Editora Senac São Paulo (2014) e, no sábado, 13, com a palestra “A arte de criar leitores – Reflexões e dicas para uma mediação eficaz”. As duas atividades aconteceram às 14h. Os dois eventos, gratuitos, ocorreram na Sala 116 do Instituto de Artes, na sala do Coro Furio Franceschini. No evento, autora recebeu a informação de que seu livro A arte de criar leitores – Reflexões e dicas para uma mediação eficaz (Editora Senac São Paulo, 2019) foi o mais vendido do stand da Editora Senac São Paulo na feira. A notícia deixou tudo ainda mais especial e inesquecível.

09/04/2019 – Palestra: “A arte de criar leitores - Reflexões e dicas para uma mediação eficaz”, Senac Campinas, Campinas, São Paulo.

Coma ideia de esquentar os motores para a Semana Senac de Leitura, que ocorreu entre os dias 22 e 27 de abril, o Senac Campinas convidou a autora Goimar Dantas para, no dia 09 de abril, realizar a palestra “A arte de criar leitores – Reflexões e dicas para uma mediação eficaz”, tanto para alunos e funcionários quanto para convidados da comunidade. A organização do evento ficou a cargo da bibliotecária Tarciana Migotto, que preparou tudo com entusiasmo e competência, sempre com o apoio irrestrito da gerente da unidade, Heloísa Ribeiro Vendramini. Foi uma noite repleta de alegria e bons encontros. Ao final do evento, a autora autografou seus livros para os presentes.  

26, 27 e 28/03/2019 – Cursos: A arte de criar leitores – Reflexões e dicas para uma mediação eficaz – Votuporanga, Guararapes e Bauru – SP
Entre 25 e 28 de abril, a autora Goimar Dantas viajou pelo interior de São Paulo para ministrar o curso “A arte de criar leitores – Reflexões e dicas para uma mediação eficaz” – que deu origem ao livro do mesmo nome – a centenas de bibliotecários e educadores das cidades de Votuporanga, Guararapes, Bauru e suas respectivas regiões. A viagem aconteceu a convite da SP Leituras que, por sua vez, coordena o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Estado de São Paulo (SisEB). Foram dias inesquecíveis, repletos de muito aprendizado, troca, abraços, encontros. Os cursos aconteceram dia 26, em Votuporanga; 27, em Guararapes e 28, em Bauru. Cada dia de curso teve duração de seis horas, nas quais a escritora discorreu sobre incentivo à leitura, compartilhando informações sobre livros, autores, mercado editorial, gêneros literários, tradição oral e tantos outros temas ligados ao universo das letras. Muitos dos participantes dos cursos vinham de cidades distantes, até mesmo de outros estados, comprovando a importância dessas capacitações para os profissionais da área. “Poder contribuir para a formação continuada de bibliotecários e educadores é sempre uma experiência riquíssima e da qual tenho muito orgulho de participar. Volto sempre com a certeza de que é possível tocar o coração das pessoas por meio das histórias e dos livros. Meu desejo é que essas capacitações aconteçam com muito mais frequência porque na medida em que impactamos positivamente o bibliotecário ou educador ele se transforma em um multiplicador, contagiando centenas – às vezes, milhares! – de crianças, jovens e adultos com suas ações e entusiasmo” argumenta a autora.

 

 

19/03/2019 – Lançamento de A arte de criar leitores – Reflexões e dicas para uma mediação eficaz – Santos- SP
 

Dia 19/03, exatamente um mês após o lançamento do livro A arte de criar leitores – Reflexões e dicas para uma mediação eficaz (Editora Senac São Paulo, 2019) ter ocorrido em São Paulo, foi a vez de lançar a obra no Senac Santos, com direito a um bate-papo sobre o mundo dos livros e da leitura e até contação de história surpresa. A autora recebeu convidados especiais, como sua professora da então quarta-série do Ensino Fundamental, Thaís Ribeiro, a quem o livro é dedicado; e ainda amigos da época da faculdade, os quais não via há mais de 20 anos. O evento contou, também, com a participação da imprensa local, e de estudantes do Senac Santos.

 

19/02/2019 – Lançamento de A arte de criar leitores – Reflexões e dicas para uma mediação eficaz – SP
 

 

O lançamento de A arte de criar leitores – Reflexões e dicas para uma mediação eficaz (Editora Senac São Paulo, 2019), mais novo livro da autora Goimar Dantas, ocorreu na Livraria Blooks do Shopping Frei Caneca, em 19/02/2019. O evento aconteceu justamente na data de aniversário da escritora, trazendo ainda mais energia e boas vibrações para a noite já tão especial. As experiências que tornaram a autora uma leitora voraz, associadas ao trabalho nas áreas de Comunicação e Letras – que desenvolve há mais de 20 anos – deram à obra um panorama abrangente. Nos dez capítulos do livro, Goimar desvenda a influência dos contadores de histórias; os diversos tipos de mediadores (familiares, educadores, bibliotecários, entre outros) e seus modos de atuação; a importância da poesia e as ferramentas para trazê-la para o dia a dia das crianças, jovens e adultos; o diálogo entre literatura, cinema e televisão e o modo como os contos de fadas e fábulas nos preparam para enfrentar os desafios da vida.

A arte de criar leitores traz, ainda, informações sobre a história da literatura infantil e juvenil no Brasil e no mundo; o mercado editorial brasileiro, a contribuição dos booktubers para o aumento de leitores e, por fim, dicas práticas para incentivar o hábito de ler em casa, na biblioteca ou na escola. “O exercício da mediação de leitura pode ser acessível a toda pessoa que tenha prazer em falar de livros, autores e boas histórias”, destaca Goimar.

A escritora ressalta que “a leitura é uma construção social. A criança ou o jovem precisam ter acesso aos livros, quadrinhos, livrarias, contações, sebos, bienais, bate-papo com escritores, clubes de leitura. Só assim irão crescer/amadurecer apreciando os livros como algo que é parte de suas vidas, desde sempre”.

A arte de criar leitores: reflexões e dicas para uma mediação eficaz é voltado para pais, educadores, bibliotecários, contadores de histórias e demais interessados em mediação de leitura.