09/11/2018 – Lançamento da coletânea Úmidas paisagens – SP

O lançamento da antologia Úmidas paisagens (Organização de Luciana Iser Setúbal, Editora Penalux/2018) aconteceu em uma sexta-feira, 9 de novembro, no Café Eugênia (quase esquina com a Teodoro Sampaio), às 19 horas. O livro traz contos de 18 escritoras abordando a temática: sexualidade, feminino, maturidade e toda a renda da venda do livro, que pode ser adquirido no site da Editora Penalux, será revertida para o Clube de Escrita para Mulheres. A autora Goimar Dantas participa da coletânea com o conto Yesterday.

A programação contou com um bate-papo com Sol Chile (psicóloga que atua em um grupo de parteiras com uma bela visão sobre o feminino e o parto natural) e Silvana Garzaro (fotógrafa criadora do projeto chamado Campo de Flores, que clica mulheres maduras em toda sua sexualidade). Depois, as participantes do Clube da Escrita para Mulheres comandam um sarau literário enquanto as escritoras autografavam e conversavam com o público.

Além de Goimar Dantas, confira todas as autoras que participam da antologia: Luciana, Iser Setúbal, Chris Ritchie, Ana Rüsche, Marcia Barbieri, Maria José Silveira, Adrienne Myrtes, Aline Viana, Ana Clara Squilanti, Camilla Feltrin, Izilda Bichara, Isabel Dias, Lourdes Ferreira, Dani Costa Russo, Sonia Nabarrete, Maria Esther Sammarone, Nanete Neves e Paula Bajer Fernandes.

14 e 15/09/2018 – Contação do livro Quem tem medo de papangu? e Palestra A arte de criar leitores- Reflexões e dicas para uma mediação eficaz – Festival Literário de Votuporanga – São Paulo – SP

 

Dias de muito trabalho, alegria, encontros, sorrisos e lágrimas no Festival Literário de Votuporanga (Fliv). Dias de encontrar amigos, educadores, crianças. Essa foi a segunda participação da escritora Goimar Dantas no Fliv, onde já esteve em 2016. Na sexta, dia 14, a autora fez duas contações de histórias do livro “Quem tem medo de papangu?”, às 9h e às 15h, no 2.º piso da Biblioteca. E no dia 15, às 10h, no Cinema Cultural, a autora realizou a palestra A arte de criar leitores – Reflexões e dicas para uma mediação eficaz. As contações foram realizadas para alunos de escolas públicas e privadas. Além disso, entre uma contação e outra, a autora esteve na escola municipal Orozimbo Furtado Filho, onde recebeu uma homenagem organizada pelo professor Milton Santos, que realizou projetos de leitura com dois livros da autora em 2017. O evento foi marcado por vídeos, apresentações de dança e muita emoção.

 

14/09/2018 – Homenagem da escola Orozimbo Furtado Filho à escritora Goimar Dantas – Votuporanga – São Paulo – SP

 

 

Nos dias 14 e 15 de setembro, a escritora Goimar Dantas esteve no Festival Literário de Votuporanga (Fliv 2018). Aproveitando a sua presença na cidade, o professor Milton Santos, que atua na escola municipal Professor Orozimbo Furtado Filho, localizada no distrito de Simonsen, organizou, juntamente com seus alunos, uma homenagem à Goimar, cujos livros Quem tem medo de papangu? e Estrelas são pipocas e outras descobertas foram temas de projetos desenvolvidos pelos alunos em 2017. Para receber a autora, vídeos e apresentações de dança foram realizados na biblioteca da escola, contando com a presença da direção da instituição, alunos e professores. O evento contou, ainda, com a participação especial da aluna Isadora Pereira que, em 2017, escreveu uma resenha do livro Quem tem medo de papangu? para o jornal da cidade. Desde o início do ano do 2018, no entanto, Isadora está afastada da escola devido a um tratamento de saúde. Ainda assim, cheia de amor pela vida e pelas histórias, Isadora fez questão de comparecer ao evento em homenagem à escritora que, uma vez na escola, foi convidada a realizar uma contação de histórias. “Sem dúvida foi uma dos momentos mais emocionantes da minha vida. A homenagem foi linda! Milton é um educador maravilhoso, entusiasmado, apaixonado pelo seu ofício. Cria projetos incríveis de incentivo à leitura que envolvem não apenas os alunos, mas todas as famílias e a comunidade. Para além disso, poder ter conhecido a querida Isadora, abraçá-la e desejar que sua saúde se reestabeleça o mais rápido possível foi uma emoção sem tamanho”, afirmou a autora.

10/07/2018 – Palestra: A arte de criar leitores – Reflexões e dicas para uma mediação eficaz – Senac Tatuapé – SP

 

Na tarde de 10 de setembro, a autora Goimar Dantas ministrou a palestra “A arte de criar leitores – reflexões e dicas para uma mediação eficaz” para as turmas do curso de Aprendizagem do Senac Tatuapé. A escritora teve, ainda, a oportunidade de assistir aos alunos apresentando trabalhos de conclusão de curso, um deles justamente sobre Mediação de Leitura. A participação da autora, aliás, foi parte do projeto das alunas que abordaram esse tema. O objetivo era levar os demais alunos do grupo a refletir e encontrar maneiras de expandir o contato com os livros a ponto de, quem sabe, tornarem-se mediadores de leitura na família, entre os amigos, na escola e onde mais for possível. As alunas capricharam no cenário do auditório e na ambientação do corredor que levava ao local. Próximo a entrada do auditório havia uma mesa com títulos de literatura infantil e juvenil. Ao lado, um painel onde era possível ao público deixar registrado os livros que marcaram sua infância. Já no palco, uma barraca iluminada continha, em seu interior, mais alguns títulos de livros voltados ao público infantil. “Foi lindo assistir aquelas jovens discorrendo sobre um projeto que visa incentivar a leitura. Da mesma forma, foi inesquecível presenciar a receptividade positiva dos demais alunos às reflexões que trouxemos sobre esse tema”, ressaltou a escritora.

 

18/08/2018 – Sarau Veias em versos – Senac São José do Rio Preto – SP

 

 

Em 18 de agosto, a escritora Goimar Dantas levou o Sarau Veias em versos para o público do Senac São José do Rio Preto, que lotou as dependências da unidade por conta das numerosas atividades do evento Senac Casa Aberta, realizado de forma concomitante em todas as unidades do Estado. “Foi uma alegria imensa fazer parte da programação de um dia tão especial, dedicado a receber a comunidade com música, contação de histórias, troca de livros, gastronomia, poesia e muito mais. Obrigada a toda equipe, pelo carinho e pela competência com que me receberam”, destacou a autora. O sarau, que teve  a condução primorosa da bibliotecária Paula Castro, contou com a participação de um grupo de deficientes auditivos, que acompanhou a tradução simultânea em Libras, realizada pela tradutora Eliza. “Foi um dia inesquecível, marcado pelo carinho do público e pelo profissionalismo dos educadores do Senac São José do Rio Preto”, completou a autora.

17/08/2018 – Contação do livro Quem tem medo de papangu? – Escola Maria Peregrina São José do Rio Preto – São Paulo – SP

 

No dia 17 de agosto, a escritora Goimar Dantas realizou um sonho que acalentava há um ano: visitar a incrível escola Maria Peregrina, em São José do Rio Preto. Criada há 20 anos, a escola tem metodologia de ensino que se dá por projetos. Mantida por doações, rifas, brechó e venda de produtos orgânicos, a instituição não cobra mensalidade dos alunos que, em sua maioria, habitam os bairros economicamente desfavorecidos da cidade. Os alunos passam o dia todo na escola, onde fazem 4 refeições. Em contrapartida, os pais têm de cumprir quatro horas de trabalho voluntário por mês, além de participar de encontros mensais, ocorridos no último domingo de cada mês, nos quais os alunos apresentam aos familiares tudo o que aprenderam durante os últimos 30 dias. Além de realizar uma contação do seu livro Quem tem medo de papangu?, utilizado em projetos que a escola realizou em 2017, a autora teve a oportunidade de conversar com os estudantes sobre o ofício da escrita. Além disso, pode conhecer em detalhes a metodologia de trabalho e as dependências da escola, que lhe foram apresentadas pela aluna Lara, de 14 anos, prefeita do colégio. Isso mesmo: prefeita. Lá, os alunos são incentivados a vivenciar o processo político dentro da instituição, assumindo responsabilidades pertinentes aos seus cargos e, consequentemente, aprendendo na prática sobre direitos, deveres e cidadania. A autora viajou à cidade como convidada do Senac São José do Rio Preto, parceiro da escola Maria Peregrina. Goimar e o demais convidados do Senac foram recebidos na escola pela educadora Mildren Duque, uma das fundadoras da instituição. Goimar, que já era admiradora do projeto pedagógico da escola, deixou o local entusiasma e com a certeza de que a instituição merece reconhecimento nacional e internacional pelo trabalho que desenvolve com os alunos e também com seus familiares. “Trata-se de um projeto ímpar, que deveria ser replicado em todo o Brasil”, afirmou.

31/07/2018 – Palestra: A arte de criar leitores – Reflexões e dicas para uma mediação eficaz – Escola Estadual Flávia Vizibelli Pirró – SP

 

Pela terceira vez, a autora Goimar Dantas foi convidada a apresentar seu trabalho aos alunos e educadores da Escola Estadual Flávia Vizibelli Pirró. Diferentemente das outras duas oportunidades nas quais realizou contações de história do seu livro Quem tem medo de papangu?, dessa vez a escritora falou sobre Mediação de Leitura na reunião pedagógica da escola, realizada no Centro Assistencial Cruz de Malta, que fica próximo ao prédio da instituição de ensino, na zona sul da capital paulista. Educadores, pais e alguns alunos do grêmio estudantil participaram do evento.

21/06/2018 – Contação do livro Quem tem medo de papangu? – São Paulo – SP

 

Após uma primeira e inesquecível visita da autora Goimar Dantas à Escola Estadual Profª Flávia Vizibeli Pirró, na zona Sul da capital paulista, em 07/06/2018, a escritora foi convidada a voltar, dessa vez para  realizar a contação do livro Quem tem medo de papangu? (Cortez Editora, 2011), para os alunos dos quartos e quintos anos do Ensino Fundamental. Assim como da primeira vez, a contação foi seguida de um e bate-papo com as crianças. Na sequência, Goimar visitou as classes do Ensino Fundamental 2, que realizavam exposições incríveis sobre os países cujas seleções estão participando da Copa do Mundo de 2018.
A autora ficou impressionada com a  qualidade dos trabalhos e apresentação dos alunos. “Tive verdadeiras  aulas de História, Geografia e aspectos culturais diversos desses países. Fiquei muito feliz em presenciar o entusiasmo dos estudantes e professores nesses projetos que consumiram semanas de pesquisas e confecções de muitos materiais. Também adorei conhecer o João Vitor, do sétimo ano, que compartilhou comigo seu interesse por leitura dizendo que amava a série Vaga-Lume e que acabara de terminar a leitura de O carteiro e o poeta, do Antonio Skármenta. Dito isso, abriu a mochila e me trouxe, todo orgulhoso, o exemplar do livro. Claro que isso me encheu de esperança no futuro”, detalha a autora, que já confirmou seu retorno à escola em 31 de julho, quando irá ministrar a palestra A arte de criar leitores – reflexões e dicas para uma mediação eficaz para os educadores da escola. 

11, 12 e 13 de junho – Oficina A arte de criar leitores – Reflexões e dicas para uma mediação eficaz – Santo André – SP

 

Nos dias 11, 12 e 13 de junho de 2018, a escritora Goimar Dantas ministrou a oficina A arte de criar leitores – Reflexões e dicas para uma mediação eficaz para alunos do curso noturno de Pedagogia – e demais interessados – na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Fundação Santo André (FAFIL/FSA). A atividade é parte do programa Praler – Prazeres da Leitura, da SP Leituras, parceira do projeto Rede de Pequenas Bibliotecas Vivas de Santo André. A rede tem como finalidade promover a cidadania e desenvolver o gosto pela leitura e literatura em populações potentes, que se encontram em territórios vulneráveis social e economicamente. Foi uma oportunidade incrível de conhecer professores, alunos e atores sociais apaixonados pelo trabalho com projetos de incentivo à leitura. A autora realizou a oficina a convite da SP Leituras.

07/06/2018 – Contação do livro Quem tem medo de papangu? – São Paulo – SP

 

A escritora Goimar Dantas visitou a Escola Estadual Professora Flávia Vizibeli Pirró, na zona sul da capital paulista, para uma contação do livro Quem tem medo de papangu? (Cortez Editora, 2011), ilustrado pela artista Claudia Cascarelli. Para a escritora Goimar Dantas, “Não tem como não voltar para casa com a esperança renovada, acreditando na importância do trabalho que fazemos e no amor que dedicamos a ele. A Olívia, uma das alunas da escola, me fez a seguinte pergunta: ‘Quando você escreve, você está dentro da história?’  Respondi: ‘Sim, Olívia, pra escrever é preciso que aconteçam duas coisas: a gente precisa estar dentro da história e a história precisa estar dentro da gente’”. Foram diversas as perguntas sobre imaginação e processo criativo. Muitas dúvidas sobre como nasce uma história e sobre as dificuldades de colocá-la no papel. O objetivo da escola em receber a escritora foi ampliar as atividades que colaborem para o incentivo da leitura entre os alunos. A experiência foi tão positiva que a escola já agendou novos encontros com a autora Goimar Dantas, que ressalta a importância de iniciativas como essa: “É maravilhoso poder conversar com as crianças e responder suas questões sobre livros, leitura e a carreira de escritor/escritora. Quanto mais podermos ampliar esse diálogo com os leitores, melhor”.

05/06/2018 – Curso A arte de criar leitores – Reflexões e dicas para uma mediação eficaz – São Bernardo do Campo – SP

 

 

O curso A arte de criar leitores – Reflexões e dicas para uma mediação eficaz foi ministrado pela escritora Goimar Dantas na Biblioteca Monteiro Lobato, em São Bernardo do Campo, em 05 de junho de 2018. O evento reuniu bibliotecários e agentes de leitura de SBC, São Paulo, Cubatão, Praia Grande e Santos. Para a escritora, foi uma emoção sem tamanho reencontrar, entre os participantes, aquele que foi o primeiro bibliotecário de sua vida: Élsio Pinto da Rocha, que até hoje atua na Biblioteca Municipal de Cubatão. “Seu Élsio foi meu bibliotecário na infância e na adolescência e a primeira pessoa no mundo a me indicar o romance Dom Casmurro, de Machado de Assis, autor pelo qual me apaixonei perdidamente. Sempre falo de seu Élsio em minhas palestras e, por isso mesmo, fiquei muito emocionada ao vê-lo no evento. Eu não sabia que ele iria e foi inesquecível, para dizer o mínimo”, relata Goimar. A autora ministrou o curso a convite do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (Siseb).

 

 

21/05/2018 – Sarau Veias em versos – 18º Feira do Livro de Ribeirão Preto – SP

Pela segunda vez, a autora Goimar Dantas esteve na Feira do Livro de Ribeirão Preto a convite do Senac São Paulo. Em 21 de maio de 2018, a escritora se apresentou no Palace Hotel levando o Sarau Veias em versos a um grupo de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Declamar poesia e falar do amor pelos livros é o melhor programa para aquecer o coração nesse frio”, declarou a escritora, cuja participação no evento ocorreu em uma noite fria de outono.

15/05/2018 – Curso A arte de criar leitores – Reflexões e dicas para uma mediação eficaz – São José dos Campos – SP

 

 

Durante todo o dia 15 de maio, a escritora Goimar Dantas ministrou o curso A arte de criar leitores – Reflexões e dicas para uma mediação eficaz para bibliotecários e agentes de leitura de São José dos Campos e região. O objetivo do curso é oferecer conceitos, ferramentas e metodologias que possibilitam aos participantes tornarem-se mediadores de leitura aptos a atuar no dia a dia da sala de aula, nas bibliotecas, salas de leitura, organizações não governamentais e demais instituições que atual em prol da leitura e do livro. Lançando mão de exemplos práticos, mas também muita reflexão sobre o tema, o curso pretende apontar caminhos para que educadores, bibliotecários, gestores culturais, agentes de leitura, contadores de histórias e pais exercitem seu senso de observação e curiosidade por meio de conteúdos relevantes ao seu cotidiano como mediadores de leitura. Temas como contos de fadas, fábulas, bibliotecas, literatura infantil e juvenil brasileira, tradição oral, contação de histórias, mercado editorial, materialidade do livro e booktubers compõem o curso. A autora realizou o evento a convite da SP leituras/Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo.

24/04/2018 – Palestra Rotas literárias de São Paulo – Senac Santos – SP

 

 

O evento realizado no Senac Santos em 24 de abril de 2018 foi, sem dúvida, um dos mais emocionantes da trajetória profissional e pessoal da escritora Goimar Dantas. Depois de décadas de procura, finalmente a escritora reencontrou sua professora da antiga quarta-série primária – atual quarto ano do Ensino Fundamental – Thaís Ribeiro. Goimar teve aulas com Thaís na escola Jayme João Olcese, em Cubatão, em 1982. A educadora foi uma excepcional mediadora de leitura, e a primeira a dizer que Goimar escrevia bem.

Thaís é uma personagem presente em todas as palestras de Mediação de Leitura ministradas pela autora. Para além disso, Goimar dedica seu próximo livro, justamente abordando o tema de mediação de leitura, para ela. Na semana anterior ao evento no Senac Santos, Goimar mobilizou amigos de São Paulo, Santos e Cubatão para ajudá-la na busca por Thaís. Deu certo! Uma rede de amigos contribuiu na investigação do paradeiro da professora de diversas formas, mas a responsável por encontrá-la, de fato, foi a jornalista da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, Adriana Engrácia Oliveira Costa, amiga de Goimar de longa data. Adriana mobilizou não só a Secretaria de Estado da Educação, mas também a Diretoria Regional de Ensino de Santos, as escolas Afonso Schmidt e Jayme João Olcese, ambas de Cubatão. Foram muitos telefonemas, e-mails, mensagens via Facebook, grupos de WhatsApp, lágrimas e risos. O resultado foi o comparecimento da professora à palestra ministrada por Goimar no Senac Santos, dia 24.

Thaís foi acolhida de maneira maravilhosa por toda a equipe da unidade, capitaneada pela gerente Rita De Cássia Coimbra e pelo bibliotecário Alexandre Rocha. Família e amigos da autora também compareceram ao evento, marcado por muita emoção e, ainda, pela recepção calorosa dos estudantes do Senac Santos. Um dia inesquecível para a escritora Goimar Dantas e para todos os que tiveram a oportunidade de presenciar um momento tão marcante em sua vida.

24/01/2018 – Palestra: O professor como mediador de leitura – Um convite ao infinito – Salvador – BA

Dia 24 de janeiro a autora Goimar Dantas ministrou a palestra O professor como mediador de leitura – Um convite ao infinito aos professores da Educação Infantil e Fundamental do Centro Educacional Vitória Régia, na cidade de Salvador, Bahia. O evento fez parte da Semana Pedagógica 2018, marcando o início dos trabalhos do ano letivo da escola com muito conteúdo e entusiasmo. A palestra ocorreu no período da manhã, com direito à miniatura de navio no palco, bem como educadores portando quepe de capitão da Marinha, remetendo à metáfora de viagem que a leitura e o conhecimento promovem. Ao final, a autora autografou seus livros para uma plateia calorosa.

11 e 12/01/2018 – Minicurso Rotas literárias de São Paulo – Centro de Formação Profissional do Sesc – São Paulo – SP

Nos dias 11 e 12 de janeiro de 2018, a escritora Goimar Dantas ministrou um minicurso sobre as Rotas literárias de São Paulo no Centro de Formação Profissional do Sesc (Sesc CPF), em São Paulo. Ao todo foram quatro horas de aulas sobre alguns dos espaços e personagens mais importantes da literatura na capital paulista, desde o século 19 até os dias atuais. Com temática fortemente literária e, por isso mesmo, repleto de histórias, casos e curiosidades sobre escritores, poetas, gestores culturais e mecenas, o bate-papo contou com um público interessado em história, literatura, cultura e artes em geral. Por meio do minicurso, o público pode, ainda, ampliar seus conhecimentos sobre roteiros turísticos considerados pouco explorados na metrópole.

Na opinião da autora Goimar Dantas, refletir sobre a importância das rotas literárias lança luzes sobre a importância dos espaços, personagens e figuras ilustres de São Paulo, contribuindo para o fortalecimento dos laços da comunidade com a sua história – o que, posteriormente, poderá repercutir positivamente no aumento do turismo literário na capital paulista.