Cortez – A saga de um sonhador

Cortez – A saga de um sonhador
(Cortez Editora/2010)
(Finalista do Prêmio Jabuti 2011)

Durante um assalto à sua livraria, em 2004, o editor e livreiro José Xavier Cortez, o Zé de Mizael, fundador da Cortez Editora, deu uma inesquecível lição de moral no chefe da quadrilha, utilizando, para isso, a única arma de que dispunha: a palavra. Como se não bastasse, presenteou o bandido com uma sacola repleta de livros infantis. O objetivo era que os filhos do ‘meliante’ pudessem, por meio das obras, despertar para um destino diferente daquele escolhido pelo pai. Essa e outras tantas histórias são contadas na biografia Cortez – A saga de um sonhador, de autoria da jornalista Goimar Dantas e da socióloga Teresa Sales.

A obra oferece aos leitores a possibilidade rara de ter acesso a dois olhares diferenciados sobre o personagem. Na primeira parte, a socióloga Teresa Sales faz uma abordagem sociológica da trajetória de Cortez desde antes do seu nascimento, no Sítio Santa Rita, na cidade de Currais Novos, sertão do Rio Grande do Norte, até sua expulsão da Marinha, após o Golpe de 64, quando Cortez contava 27 anos.

Na segunda parte, é a vez da jornalista Goimar Dantas se debruçar sobre 45 anos de história, resgatando desde a chegada de Cortez a São Paulo, em janeiro de 1965, até 1º de março de 2010, data do evento comemorativo dos 30 anos da Editora fundada por ele. Com estilo mais jornalístico e coloquial, a autora imprime às inúmeras aventuras, sucessos e fracassos do protagonista doses generosas de humor e drama, sempre com o ritmo condizente à vida cinematográfica levada pelo editor na capital paulista.

Autor: Teresa Sales; Goimar Dantas
ISBN: 9788524916014
Páginas: 352
Tipo de capa: Brochura
Editora: Cortez Editora
Ano: 2010
Assunto: Biografia
Idioma: Português
Código de Barras: 9788524916014