22/12/2015 – Palestra O professor como mediador de leitura – Um convite ao infinito – Senac Santo André– SP

Os eventos do ano de 2015 foram encerrados com chave de ouro com a palestra de mediação de leitura, ministrada por Goimar Dantas para os educadores do Senac Santo André em 22 de dezembro. Mais uma vez, a participação do público contribuiu para uma tarde de muita alegria, aprendizagem e troca. Na sequência, a autora autografou a obra Rotas literárias de São Paulo e aproveitou para seguir conversando com o público e recebendo o carinho de todos os participantes. Muitas fotos, flores e um café delicioso arremataram o evento de forma inesquecível.

evento01 evento03 evento02

12/11/2015 – Palestra Rotas literárias de São Paulo – Senac Araraquara – SP

Um auditório lotado e uma plateia interessada em saber mais sobre as Rotas literárias de São Paulo deram o tom do bate-papo seguido de sessão de autógrafos realizado no Senac Araraquara. O público, composto por estudantes e funcionários da unidade, bem como convidados e representantes da comunidade local, se mostrou entusiasmado em conhecer mais a fundo a história de rotas como a Faculdade de Direito do Largo São Francisco e a Biblioteca Mario de Andrade, repletas de personagens cujas trajetórias também são abordadas na palestra. Ao final, a longa fila de autógrafos comprovou o interesse dos presentes, que permaneceram no local até o fechamento da unidade.

SenacAraraquara4 SenacAraraquara3 SenacAraraquara2SenacAraraquara1

09/11/2015 – Palestra Rotas literárias de São Paulo – Senac Piracicaba – SP

Tarde de bate-papo sobre o livro Rotas literárias de São Paulo no Senac Piracicaba, em 09 de novembro. Unidade linda, tendo parte de seu complexo no casarão que pertenceu à  tradiconal família Guerrini que, por sua vez, organizava saraus. Oswald de Andrade, que foi casado com Julieta Guerrini, era um dos frequentadores do local. Um lugar repleto de histórias ligadas à cultura e à literatura e, portanto, perfeito para uma conversa sobre roteiros literários e a importância da preservação das memórias desses espaços e seus personagens.

SenacPiracicaba_1 SenacPiracicaba_2 SenacPiracicaba_3

05/11/2015 – Contação do livro Quem tem medo de papangu? – São Paulo – SP.

Dia 05 de novembro, ainda em meio à decoração típica da Festa de Halloween, mais de 200 crianças da EMEF Vera Lúcia Fusco Borba, no Jardim Campo Limpo, em São Paulo, se divertiram recebendo a escritora Goimar Dantas, que realizou a contação do livro de sua autoria, o brasileiríssimo Quem tem medo de papangu? (Cortez Editora/2011), ilustrado por Claudia Cascarelli. Foi uma festa linda propiciada por esse incrível personagem do carnaval nordestino, comprovando que a magia e o encantamento das boas histórias são universais, basta que as crianças tenham acesso a elas. Belíssimas máscaras de papangus foram confeccionadas e enfeitavam as paredes do pátio. Para além disso, dezenas de estudantes desenharam outras tantas máscaras para presentear a autora ao final da história. Na sequência, a escritora foi entrevistada por um grupo de alunos do terceiro ano, responsáveis pela edição do jornal anual do colégio.

  

16/10/2015 – Palestra Rotas literárias de São Paulo – 3 ª Felisb – São Bernardo do Campo – SP.

Pela terceira vez, a autora Goimar Dantas participou da Felisb (Feira Literária de São Bernardo do Campo). Em sua terceira edição, este ano a Feira foi realizada no Cenforpe Ruth Cardoso (Centro de Formação dos Profissionais de Educação). A escritora ministrou a palestra Rotas literárias de São Paulo para educadoras da rede pública municipal. O evento foi seguido por uma sessão de autógrafos animada, ocasião em que Goimar recebeu o carinho de professoras entusiasmadas com as descobertas sobre os caminhos da poesia e da prosa paulistanas.

Palestra_Rotas_Felisb_2015_1 Palestra_Rotas_Felisb_2015_2 Palestra_Rotas_Felisb_2015_3 Palestra_Rotas_Felisb_2015_4

25/09/2015 – Palestra O professor como mediador de leitura – um convite ao infinito – Senac Franca – SP.

Em 25 de setembro de 2015, a autora Goimar Dantas voltou à cidade de Franca, onde já estivera no dia 10, para mais uma palestra no auditório do Senac, dessa vez com o tema: “O professor como mediador de leitura – Um convite ao infinito”. O objetivo do bate-papo foi capacitar educadores, bibliotecários e demais funcionários da instituição a refletir sobre a importância de seu papel no processo de formação de leitores. Durante duas horas, a autora abordou questões como: quem são os mediadores de leitura e qual sua missão/função; como se forma um mediador de leitura; os professores como contadores de histórias; a tradição oral como registro da aventura humana antes da escrita; livros fundamentais que vieram dos relatos orais; as trajetórias dos personagens dos livros contribuindo para a formação de leitores/cidadãos críticos e criativos; o percurso das histórias através dos tempos: dos viajantes e mercadores da Idade Média aos autores do ciberespaço; o surgimento da literatura infanto-juvenil, seus principais autores e seus diversos gêneros; panorama da literatura infantojuvenil no Brasil de hoje e, para finalizar, algumas sugestões de leitura. Durante o evento, o diálogo entre a escritora e os educadores da unidade foi constante. Instigados pelas diferentes temáticas trazidas pela autora, os professores compartilharam experiências e enriqueceram o debate com o relato de histórias e informações que possibilitaram muita troca e interação. Uma noite verdadeiramente inesquecível!

SenacFranca_Mediacao_de_Leitura_1 SenacFranca_Mediacao_de_Leitura_3 SenacFranca_Mediacao_de_Leitura_2

18/09/2015 – Palestra Rotas literárias de São Paulo – Senac São Carlos – SP

Estudantes dos cursos técnicos de Design, Meio Ambiente e Adminsitração do Senac São Carlos lotaram o auditório da unidade na noite do dia 18 de setembro de 2015 para assistir ao bate-papo sobre o livro Rotas literárias de São Paulo. A palestra abordou desde os saraus realizados por Dona Veridiana Prado na capital paulista do século XIX, até os espaços voltados ao livro e à leitura na São Paulo do século 21. O evento terminou com uma divertida e disputada sessão de autógrafos nessa que foi a 15ª palestra realizada pela autora Goimar Dantas nas unidades do Senac São Paulo.

SenacSaoCarlos1 SenacSaoCarlos2 SenacSaoCarlos3 SenacSaoCarlos4

10/09/2015 – Palestra Rotas literárias de São Paulo – Senac Franca - SP

A poesia e a prosa das Rotas literárias de São Paulo, bem como suas incríveis histórias, espaços, personagens, bastidores e causos deliciosos viajaram até o município de Franca, interior de São Paulo. O bate-papo aconteceu dia 10 de setembro de 2015, às 20h, como parte das atividades da tradicional Feira de Troca de Livros do Senac Franca. O encontro contou com a participação da turma de Técnico em Turismo, além de professores, funcionários e representantes da comunidade.

franca_01 Palestra-Senac-Franca-2 franca_03

13/08/2015 – Palestra Rotas Literárias de São Paulo – Senac Limeira – SP

Em 13 de agosto de 2015, o ritmo e a poesia, o lirismo e a alegria das Rotas literárias de São Paulo desembarcaram na cidade de Limeira, localizada no sempre apaixonante e histórico interior de São Paulo. Um local impregnado pela atmosfera de antigas fazendas, casarões, mansões e palacetes do século XIX, características que encontram total ressonância com diversas rotas literárias paulistanas, resgatadas pelo livro em inúmeras passagens históricas que revelam a São Paulo do século 19. O encontro aconteceu no auditório do Senac Limeira, às 14h, contando com a presença de alunos e funcionários da unidade. A seguir, o depoimento de Carolina Pontes, funcionária da instituição, postado em sua rede social logo após assistir a palestra: “Um banho de cultura! A Unidade Limeira do SENAC SP recebeu a excelente jornalista e escritora Goimar Dantas, que falou sobre a temática de seu novo livro Rotas literárias de São Paulo. Além de inteligentíssima e culta, a autora é muito educada e simpática”.

05/08/2015 – Palestra Rotas literárias de São Paulo – Senac Penha – SP

Em 05 de agosto de 2015, a escritora Goimar Dantas esteve com os alunos do Senac Penha para um bate-papo sobre suas experiências de leitura, trajetória profissional e, ainda, os bastidores, o processo de trabalho e os conteúdos da obra Rotas literárias de São Paulo. Muitos estudantes já tinham lido vários capítulos do livro, o que possibilitou perguntas incríveis que tornaram a tarde de conversas ainda mais animada. Um dos capítulos mais comentados pelos jovens alunos do Senac Penha foi o Cemitério da Consolação – uma rota literária tão inusitada quanto imperdível. Mais uma vez, o livro cumpriu sua missão de instigar os leitores a conhecer os espaços voltados à poesia e à prosa na capital paulista.

Senac-Penha-1 Senac-Penha-2

17/06/2015 - Palestra Rotas literárias de São Paulo – Senac Santa Cecília - SP

Bate-papo sobre os bastidores, espaços e personagens relacionados ao livro-reportagem Rotas literárias de São Paulo (Editora Senac São Paulo/2014) com os jovens alunos do Programa Aprendizagem do Senac Santa Cecília. Dos saraus de dona Veridiana Prado, no século XIX, às bibliotecas, museus, centros culturais, bares e outros espaços dedicados à literatura na capital paulista no século 21, a autora traça um panorama abrangente dos caminhos que levam à poesia e à prosa em São Paulo.

19/05/2015 – Homenagem em Desfile Cívico – Potim – SP

Homenagem recebida em 19 de maio de 2015 no desfile cívico da cidade de Potim (SP), onde as crianças desfilaram com fantasias e adereços relativos ao livro Estrelas são pipocas e outras descobertas (Cortez Editora/2013).

 

28/04/2015 – 10º Flipoços – Poços de Caldas – MG

Contação de histórias e bate-papo com os pequenos leitores na 10ª Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas (Flipoços 2015), em 28 de abril de 2015.

 

09/04/2015 – Projeto: Dia de ler é todo dia! – Barueri – SP

Participação, a convite da Câmara Brasileiro do Livro (CBL), do Projeto “Dia de ler é todo dia”,  realizado em Barueri, em 09 de abril de 2015. Estiveram presentes, também, as escritoras Silvana Salerno, Nireuda Longobardi, Paula Furtado, Silvia Abolafio, Heloísa Prieto e o presidente da CBL, Luís Antonio Torelli.

 

12/03/2015 – O deslocamento na literatura – Sesc Consolação – SP

“O deslocamento na literatura” foi o tema do encontro entre os autores Goimar Dantas e Luiz Ruffato, no Sesc Consolação, em 12 de março de 2015.

11/02/2015 – Palestra Rotas literárias de São Paulo – Sesc CPF – SP

Um grupo verdadeiramente interessado em conhecer um pouco mais sobre os caminhos que levam à poesia e à prosa na capital paulista possibilitou um bate-papo animado sobre o livro Rotas literárias de São Paulo, no Centro de Pesquisa e Formação  do Sesc São Paulo (Sesc CPF). Na ocasião, a autora falou para uma plateia aficionada pelos roteiros literários de uma São Paulo lírica e repleta de espaços dedicados à literatura.