30/10/2014 – Título de cidadã Japiense – Japi – RN

A Câmara Municipal de Japi, no Rio Grande do Norte, concedeu o Título de Cidadã Japiense à escritora Goimar Dantas em cerimônia realizada em 30 de outubro de 2014. Japi é o município de origem da família materna da autora, que é natural de Santa Cruz, cidade a cerca de 20 quilômetros de Japi. Na noite da entrega do título, a escritora foi homenageada, também, pelos alunos das escolas municipais, que declamaram trechos do livro Estrelas são pipocas e outras descobertas.

 

28/10/2014 | A literatura como memória – Ipanguaçu – RN

Em 28 de outubro de 2014 a autora Goimar Dantas esteve na cidade de Ipanguaçu, no Rio Grande do Norte, a convite do professor André Magri e da secretária de Educação, Jeane Dantas, para ministrar oficina de mediação de leitura aos educadores da cidade, onde também abriu o II Seminário Ler faz crescer, cujo tema abordado foi: “Leitores de si, leitores do mundo: a literatura como memória”. Trata-se de um município pequeno mas, ao mesmo tempo, sintonizado com a leitura e a educação de qualidade – causas nobres que exigem investimento, trabalho, dedicação e entusiasmo. O empenho dos educadores se reflete em todas as escolas do município, resultando em crianças e jovens talentosos, muitos deles participando de olímpiadas brasileiras de português e matemática e ingressando em universidades de ponta. A cidade sedia um campus do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e está próxima do município de Assu, onde há um campus da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) o que, sem dúvida, contribui para que os estudantes da região vejam o ensino superior como um sonho acessível, palpável.

 

12/09/2014 | 1º Festival Literário de Extrema - MG

Participação no 1º Festival Literário de Extrema, na charmosa cidade do Sul de Minas Gerais, entre 12 e 14 de setembro de 2014. A autora participou de um bate-papo sobre Literatura Infantojuvenil ao lado do escritor Leo Cunha. A ótima condução foi de Cadão Volpato. A autora  aproveitou a oportunidade para papear com Andrea del Fuego, autora do premiado romance Os Malaquias.

07/09/2014 – Homenagem no Desfile Cívico – Japi – RN

O livro Estrelas são pipocas e outras descobertas foi um dos temas do desfile cívico da Independência na cidade de Japi, no Rio Grande do Norte, cidade de origem da família materna da autora. Na ocasião, as crianças vestiram fantasias e portaram adereços e cartazes relativos aos personagens e temas abordados na obra.

22/08/2014 – Visita à Escola Judith Siqueira Weber – Potim – SP

Contação de histórias e bate-papo na escola Judith Siqueira Weber, na cidade de Potim, interior de São Paulo. Na conversa com as crianças, a autora falou sobre livros, sonhos, fantasias e, claro, muitas estrelas e pipocas! Também participaram do encontro os alunos da escola Dito Carita. Os estudantes deram um verdadeiro show com perguntas supercuriosas e participativas!

Agosto a novembro de 2014 – Unidades do Senac São Paulo (capital e interior do Estado)

De agosto a novembro de 2014 foram realizadas diversas palestras seguidas de sessões de autógrafos do livro Rotas literárias de São Paulo em unidades do Senac São Paulo da capital e do interior (Senac Lapa Scipião, Senac Jabaquara, Senac 24 de Maio, Senac Rio Claro, Senac Jaboticabal, Senac São José dos Campos, Senac Campinas, Senac Itu, Senac Jundiaí e Senac Osasco). Foi um imenso aprendizado e alegria compartilhar informações sobre os caminhos da poesia e da prosa na capital paulista para alunos, profissionais e convidados dessa instituição educacional.

ev1 ev2 ev3ev4 ev5 ev6ev7 ev8 ev9ev10 ev11

Save

24/07/2014 – Lançamento do livro Rotas literárias de São Paulo – Livraria Cultura – São Paulo.

O lançamento do livro Rotas literárias de São Paulo, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, contou com a presença de personagens imprescindíveis à realização desse projeto ambicioso que  consumiu sete anos de trabalho. Além dos amigos e familiares da autora, o evento contou com a participação de muitos entrevistados que deram seu depoimento à obra, dentre eles o livreiro Pedro Herz, da Livraria Cultura, o poeta e diretor da Casa das Rosas, Frederico Barbosa, o jornalista José Nêummane Pinto, e o ex-procurador e advogado Armando Marcondes Machado Júnior, que é autor de diversos livros sobre a Faculdade de Direito do Largo São Francisco – uma das rotas literárias mais interessantes da capital paulista. O evento contou, também, com a participação da cineasta Lina Chamie, filha do poeta Mário Chamie (1933-2011), a quem o livro é dedicado.

rotas1 rotas2 rotas3rotas4 rotas5 rotas6

Save

Save